Por ASCOM | Secretaria da Educação da Bahia

(Foto: Claudionor Júnior/SEC)


Os interessados em fazer um curso técnico de nível médio na rede estadual têm até segunda-feira (10) para se matricular. A Secretaria da Educação do Estado está oferecendo mais de nove mil vagas divididas em 30 cursos. Destas, 4.815 são para o Proeja Médio, ou seja, direcionadas para maiores de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental 2, e 4.722 são exclusivas para os estudantes que concorreram ao sorteio eletrônico realizado pelo órgão, no mês de janeiro deste ano, e que estão no cadastro de reserva.

Para o Proeja Médio estão sendo oferecidos cursos como os de Técnico em Meio Ambiente, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Química, Análises Clínicas, Eletromecânica, Logística, Agroindústria, Manutenção e Suporte em Informática, Enfermagem, Alimentos e Edificações. Estes cursos têm a duração de dois anos e meio e, para se matricular, o interessado deve comparecer a um dos Centros de Educação Profissional ou unidades compartilhadas que estejam com ofertas de vagas (a lista está disponível no Portal da Educação). Já para a modalidade Prosub, os convocados ir aos Centros e unidades escolares e apresentar a documentação exigida.

Regime de Alternância 

Uma das novidades da oferta é o curso técnico em Agroecologia para o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Chapada Diamantina, no município de Wagner; para o Cetep do Campo Milton Santos, em Arataca; para o anexo do Cetep do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas; para o anexo do Cetep do Extremo Sul, em Prado, no regime de alternância.

Pelo regime de alternância, o estudante passará parte do tempo presencial na unidade escolar e parte na comunidade onde vive. Estas vagas são destinadas, prioritariamente, a pessoas que desenvolvam atividades no campo, como Agricultura, Pecuária, Beneficiamento, Comercialização, Artesanato, Turismo Rural, Agroindústria e ocupações rurais não agrícolas (Orna), que se inscreveram no sorteio eletrônico, realizado no mês de junho, e que passam por processo seletivo.

Ainda estão sendo oferecidas 35 vagas para a modalidade Proeja Fundamental 1, para o curso de qualificação com Administração, para o Cetep Litoral Sul 2, em Itabuna. Este curso tem duração de dois anos e, com a elevação de escolaridade, o estudante conclui o Ensino Fundamental e pode prosseguir os estudos fazendo um curso técnico de nível médio.

Matrícula

Para a matrícula, os interessados comparecer à unidade que desejam realizar o curso, portando RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e Histórico Escolar (original).