Por FURO31, Adson Rodrigues


A sessão solene realizada nesta segunda-feira (20) no plenário da Câmara de Vereadores de Conceição do Coité abriu a Semana Negra do município e lembrou o Dia Nacional da Consciência Negra, data que celebra Zumbi, escravo e líder do quilombo dos Palmares, que morreu em luta no dia 20 de novembro de 1695.

O evento inédito e extremamente importante na discussão racial coiteense reuniu diversos representantes negros da sociedade civil organizada, povos de terreiro, instituições de ensino, artistas, músicos e também vereadores.

(Foto: ASCOM-UNEB/ Mariana Ellen)

“Dia 20 de novembro é um dos dias que devemos refletir que ninguém é melhor que ninguém por causa da sua pele. Hoje completa 320 anos da morte de Zumbi dos Palmares, na serra da Barriga no estado de Alagoas, ele que lutou contra os senhores de engenho que queriam fazer dos meus descendentes de bicho. A casa grande surta quando a senzala aprende a ler. Somos todos iguais”, afirmou Hélio de Oliveira, presidente da Associação do Quilombo do Maracujá.

Pai Galego (Foto: ASCOM-UNEB/ Mariana Ellen)

Pai Galego de Oxóssi, elogiou a gestão legislativa e municipal por lembrar do povo do terreiro e alertou do preconceito sofrido pelas religiões de matrizes africanas e pediu igualdade para a população. “Queremos quebrar essa intolerância contra os povos de terreiro. Chegamos, a essa casa do poder, pedindo a compreensão de todos do nosso espaço e dos nossos direitos”, emponderou.

(Foto: ASCOM-UNEB/ Mariana Ellen)

“Tivemos a felicidade esse ano, de o dia da consciência negra, cair em uma segunda-feira, dia da sessão da câmera, e nós suspendemos a sessão ordinária para podermos fazer uma solenidade em homenagem ao dia da consciência negra.  Hoje é  um dia de denuncia de todo o racismo que ainda existe em nossa sociedade, de todas as vidas de jovens negros que são ceifadas nas periferias do nosso Brasil , de comemoração de todos os movimentos que lutam pela igualdade e avanços das políticas públicas do Brasil. E para mim é uma noite, mais especial, que pude lembrar que a mais de 10 anos ajudei a organizar o movimento negro de Conceição do Coité e ver que militância deu frutos”, argumentou o Professor Danilo, presidente da Câmara.

Após a sessão, os presentes degustaram um delicioso acarajé e ouviram a boa música da banda Jah Sent’s, vindos da cidade de Valente. A programação da Semana Negra continua nesta terça (21)  a partir das 15h no Centro Cultural. (veja a programação completa)