Por FURO31, com informações da ASCOM – Prefeitura de Porto Seguro

MEC aprova cursos de Medicina em quatro municípios da Bahia (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)


O Ministério da Educação (MEC) aprovou a implantação do curso de Medicina em instituições de educação superior privada de quatro municípios baianos. A informação foi divulgada na edição do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (21).

O edital Nº 02/2017, assinado pelo secretário de Regulação e Supervisão da  Educação Superior, Henrique Sartori de Almeida Prado, afirma que as cidades de Porto Seguro, Valença, Irecê e Brumado cumpriram as exigências estabelecidas e obtiveram resultados satisfatórios. Porém, o resultado do Edital de Chamamento Público de Municípios não informa em quais universidades os cursos serão implantados.

Para o prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, esse foi um passo decisivo para assegurar a aprovação de Porto Seguro como um município que cumpriu todas as exigências, reunindo as condições necessárias para sediar uma faculdade de Medicina. O processo de habilitação incluiu a visita de técnicos do MEC, que avaliaram a estrutura local e participaram de diversas reuniões com a Prefeitura e representantes do setor de saúde.

Porto Seguro recebeu a visita técnica dos médicos e representantes do MEC (Foto: Arquivo/FURO31)

Durante as visitas em Porto Seguro, os técnicos conheceram e aprovaram a estrutura das UPAs do complexo Frei Calixto e Arraial d´Ajuda e também do hospital Luis Eduardo Magalhães, que deverá funcionar como hospital escola. O prefeito comemorou mais essa grande conquista para Porto Seguro. “Além de possibilitar a permanência na cidade de muitos jovens que pretendem seguir a carreira, o curso superior de Medicina será fundamental para suprir a nossa demanda de médicos para atender cada vez melhor a população”.