Na novela A Força do Querer, os tops de crochê é uma das peças favoritas de Ritinha, interpretada por Isis Valverde. (Foto: Reprodução/Caras)


O top cropped veio para ficar. Com uma grande variedade de modelagens e confeccionados em uma boa gama de materiais, é possível encontrar peças que agradem diferentes estilos e personalidades. Além disso, essa diversidade permite que os tops transitem entre ocasiões e condições de clima.

Entre as opções disponíveis, o top cropped de crochê vem ganhando cada vez mais espaço e conquistando o armário e as ruas. Sua produção artesanal possibilita a existência de vários modelos e de peças personalizadas que prometem ser o destaque da produção, além de facilitar na hora de encontrar o que mais agrada gostos diferentes.

“Por ser produzido com linha, de forma artesanal, ele reproduz uma imagem mais natural e despojada, mas também sexy, já que seu formato valoriza o busto”, conta a consultora de imagem e estilo pessoal Camila Ferreira.

Os tops de crochê podem ser usados por qualquer biotipo: a escolha do modelo tem tudo a ver com o que mais te valoriza e te deixa confortável. “O melhor modelo é aquele que valoriza seu tipo de corpo. Os modelos frente única valorizam quem tem bastante volume de busto. Quem tem menos volume pode abusar dos mais trabalhados. Quem não consegue usar sem sutiã tem modelos com bojo que dão maior sustentação”, aconselha Camila.

Como usar top cropped de crochê

Ainda que o material traga uma imagem mais despojada para o look, o top cropped de crochê pode ser usado em situações diferentes. Confira algumas dicas para não errar na hora de escolher como usar:

Na praia

Foto: Reprodução / Jaque Monteschio | Jana Sabrina | Nathalia Generoso

Apostar no top cropped de crochê para ir à praia é uma ótima alternativa para dar um charme a mais ao look. A melhor pedida é combinar com peças de cintura alta: shorts e saias jeans ou de tecido. Para complementar a produção, “abuse de acessórios, como colares e pulseiras. Rasteirinhas mais trabalhadas (com pedrarias ou metalizadas) dão toque especial ao look”, sugere a consultora de imagem Camila Ferreira.

Na hora de escolher o modelo, invista nos mais curtinhos. “Os modelos com formato de biquínis são ótimos para essa ocasião”, lembra Camila.

No dia a dia

Foto: Reprodução / Coisas da Yelena | Blog da Lô Salgado | Glam4you

“Os tops de crochê ficam ótimos com peças de cintura alta, pois equilibram a composição”, conta Camila. Assim, aposte em modelos de cintura alta e selecione cortes, tecidos e cores de acordo com a ocasião.

Em situações mais informais, abuse de estampas, jeans e comprimentos minis. Mas, o top de crochê também pode ser uma opção para eventos mais formais. “Para dar um ar mais requintado, vale coordenar com peças mais estruturadas, com bom caimento e maior comprimento”, comenta a consultora.

Para arrematar, vale a pena escolher com calma os acessórios – sapatos, bolsas, bijoux. Apostar em uma terceira peça para sobrepor é uma boa alternativa para adicionar mais informação ao look, além de ajudar a quebrar a imagem mais sexy do top.

À noite

Foto: Reprodução / Nana Nassif | From Hats To Heels | Suzye Gomes

Se a ideia é usar seu top cropped de crochê para sair à noite, pode se jogar sem medo. Para adequar a peça em um visual noturno, basta atentar-se para os tecidos e modelagens das peças da parte de baixo.

“Para a noite, os tops de crochê ficam lindos com pantalonas e saias longas, midi ou as amplas em A na altura do joelho, sempre com cintura alta, em tecidos nobres e bom corte, para valorizar a silhueta”, opina Camila Ferreira.

Apostar em sapatos de salto e acessórios poderosos também ajuda a deixar o visual mais arrumadinho ou pronto para qualquer balada.

Como fazer top cropped de crochê

Quem tem habilidade com crochê e um pouquinho de paciência pode fazer o seu top em casa. A economia é enorme, afinal, os materiais necessários para fazer a peça são bastante acessíveis, baratos e fáceis de encontrar. Além disso, você tem a vantagem de poder personalizar o modelo como quiser.

Confira nos vídeos alguns modos de fazer seu top de crochê em casa:

Top cropped de crochê com bojo

Foto: Reprodução/Professora Simone Eleotério

Este é um modelo clássico: bem curtinho, com amarração simples nas costas e no pescoço. O bojo ajuda a reforçar a peça, oferecendo maior sustentação. Você aprende a fazer a peça inteira, inclusive a como incluir o bojo junto aos pontos, assista ao tutorial aqui.

Top cropped de crochê sem bojo

Foto: Reprodução / Aprendendo Crochê

Este também é um modelo mais comum, porém sem bojo e um pouco mais comprido. Além de uma amarração simples no pescoço, este top é amarrado nas costas com o fio trançado.

Top cropped de crochê sem decote

Foto: Reprodução/Professora Simone Eleotério

Este é um modelo de top menos comum. Na parte da frente, o crochê vai até a altura da base do pescoço, sem decote. O detalhe fica por conta de um recorte no centro, feito com pontos mais abertos. Na parte de trás, as alças são cruzadas e terminam trançadas nas costas.

Top cropped de crochê com recortes

Foto: Reprodução/ Tripiano

Assim como o modelo anterior, este é fechado até a base do pescoço. Porém, o ponto é mais aberto e a peça ganha um conjunto de recortes centrais que formam um desenho triangular e destacam o busto. Atrás, o top é arrematado com amarrações simples no pescoço e nas costas.

Top cropped de crochê com franjas

Foto: Reprodução/ JNY Crochê

Veja vídeo que ensina o passo a passo deste modelo da imagem acima, sem bojo e um pouco mais comprido. O diferencial é a adição de franjas na base da peça e a possibilidade de fazê-las de duas formas: simples ou com os fios trançados como uma rede. O top fecha com amarração trançada nas costas e simples no pescoço.

Looks para você se inspirar

Veja como as blogueiras usaram o top cropped de crochê e inspire-se para incluir a peça nas suas produções!

Foto: Dicas de mulher

Foto: Dicas de mulher

Foto: Dicas de mulher

Foto: Dicas de mulher

Foto: Dicas de mulher

DICAS DE MULHER |