Fotos: FOTOSITE


O ano de 2017 nem começou e a indústria da moda já está a todo vapor com a produção das coleções de inverno, influenciada pela silhueta athleisure, que equilibra a praticidade dos looks esportivos com o aconchego de peças oversized.

A estação mais fria do ano também traz de volta os tecidos metalizados, com acabamento em foil, aplicação de lurex ou paetês, e casacos mais pesados de pelos sintético, como os de carneiro.

Os xadrezes marcam presença na camisaria, assim como as golas laço e ascot, que também aparecem em blusas. As jaquetas bomber e perfecto seguem firme no inverno e a novidade fica por conta do modelo doudone, também chamado de matelassê, que apesar de ser mais encorpado, é leve, fácil de transportar e proteger do frio e do vento.

Os tênis chegaram mesmo para ficar e já começam a tomar o lugar das práticas sapatilhas e dos scarpins. Leonardo Pereira, presente na edição de Inverno 2017 do #ModaInfo é proprietário da Tunoda calçados, de Barueri e também confirma essa tendência, “tênis branco, prata e sleepers estão vendendo bastante. Acredito que as mulheres migraram das sapatilhas para os tênis casual”, pontua.

As saias plissadas em diferentes comprimentos, feitas principalmente em couro, se mantém fortes para o próximo inverno, afirma Renato Shibukawa, editor do #ModaInfo, assim como os jeans com aplicações de patches e as transparências em tule colorido, muito usadas em vestidos de moda festa, reinterpretadas para o uso cotidiano.

Confira a inspiração dos temas para o Inverno 2017:

Boho Dream: Queridinho das marcas há várias estações, o boho continua no inverno com um olhar contemporâneo, que pede a releitura das influências folk e étnicas dos anos 1970 com volumes mais contidos e maior controle e subjetividade na ornamentação.

H & M – casaco de pele de carneiro – tema Boho Dream (Foto: FOTOSITE)

Motivos florais e naturalistas fazem reverência ao art nouveau, equilibrados em estampas e padrões geométricos do art decó. Os tons terrosos predominam a cartela de cor deste tema, que pede casacos felpudos, como os de pele de carneiro.

Miu Miu – jeans com aplicação de patches – tema Boho Dream (Foto: FOTOSITE)

Free Rebel: A estética agressiva do movimento punk dos anos 1980 é revisitada e aparece em tachas, zíperes, fivelas, rasgos nas roupas e olhos e bocas escurecidos por maquiagem pesada, equilibrados com formas amplas na linha H, característica do do japonismo, em preto e tons de cinzas. O grunge vem forte nesse tema, com visual largadão, barras deslocadas e xadrezes.

Gareth Pugh – Casaco 7/8 – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

Emanuel Ungaro – aplicação em foil – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

Haider Ackermann – aplicação em foil – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

Iijin – jaqueta bomber cropped com paetês – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

Morgane Le Fay – Xadrez Tartan – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

Baja East – aplicação de tule com padronagem em lamê – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

Yde – vestido com plissado na parte inferior – tema Free Rebel (Foto: FOTOSITE)

New Order: Os elementos do mundo esportivo focado em tecnologia e performance anatômica dão o rumo para a moda em busca de praticidade e conforto. Linhas arquitetônicas simples inspiram modelagens que recriam padrões convencionais através de formas assimétricas redesenhando a silhueta do corpo.

Courreges – tênis flat para arrematar a silhueta – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Courreges – tênis flat – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Emporio Armani – jaqueta Doudone – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Moschino – jaqueta Doudone – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Moschino – jaqueta matelassê quadriculada – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Emanuel Ungaro – jaqueta bomber – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Nasir Mazhar – calça jogging – tema New Order (Foto: FOTOSITE)

Novos Românticos: Um toque de dramaticidade característica da estética vitoriana, presente nos babados, traz equilíbrio entre os tons cosméticos e o preto, a cor mais importante do tema, realçando também toques de sensualidade em decotes profundos e semitransparências.

Anteprima – gola laço – tema Novos Românticos (Foto: FOTOSITE)

Daks – gola laço – tema Novos Românticos (Foto: FOTOSITE)

Valentino – aplicação de tule – tema Novos Românticos (Foto: FOTOSITE)

Philosophy di Lorenzo Serafini – aplicação de tule – tema Novos Românticos (Foto: FOTOSITE)

SENACMODA | Marcella Ferrari Boscolo