(Foto: Divulgação)


Há mais de 20 anos no mercado e no coração dos boêmios, a catuaba arrebatou o carnaval e a moda segue nos encontros e e baladas entre adolescentes e jovens. Virou a bebida queridinha. Eles explicam o porquê: o preço é em conta (uma garrafa de 1 litro custa em torno de R$ 12) e ela pode ser consumida quente ou gelada. Feita à base de planta, ela ainda promete efeito afrodisíaco. Mas não é bem assim…

— Ainda faltam estudos científicos que comprovem a eficácia da catuaba como estimulante sexual. A fama é por crendices populares. Antes da popularização dos comprimidos para ereção, usava-se de tudo o que diziam para ajudar na ereção — diz o sexólogo Alfredo Romero.

Ele afirma ainda que os efeitos da catuaba podem ser por conta do álcool presente na bebida.

— O álcool tem poder vasodilatador da região genital e efeito desinibidor. A pessoa se sente livre de suas preocupações e aliviada para o sexo.

E os adeptos da catuaba precisam ficar atentos à uma característica da bebida:

— Como é doce, toma-se mais, sem perceber, e vai se embriagando. O açúcar dribla o cérebro e o estômago. De repente, a pessoa cai e fim de festa — conclui a psiquiatra Ana Cecília Marques.

O que é

A catuaba é uma planta de pequeno porte encontrada em diversas regiões do país. Não há estudos conclusivos sobre seus benefícios para a saúde, mas há citações de que pode ter efeito estimulante, expectorante e diurético.

Alto teor alcoólico

A catuaba selvagem é uma bebida feita à base de vinho tinto, com teor alcoólico de 16%. Outros ingredientes são suco de maçã, guaraná e marapuama. É importante lembrar que o álcool em doses elevadas prejudica fígado, coração e rins.

Olha o “drinkolé” de catuaba!

A estudante Tina Passos descobriu a catuaba há uns anos, quando viu a bebida passando de mão em mão pelas festas que frequenta. No carnaval deste ano, para juntar um dinheiro para viajar nas férias, ela fez “drinkolés” (geladinho de bebida) para vender com sua namorada, Lua Costa. O de catuaba com polpa de açaí, o catulé, foi vendido a R$ 5 e é era o mais pedido.

Drincolé, de catuaba com açaí (Foto: Arquivo pessoal)

EXTRA | Ana Paula Blower