Por FURO31, Adson Rodrigues

Exposição de Carros Antigos abriu o segundo dia da Semana da Cultura (Foto: Anizio Junior)


Uma multidão lotou a Praça da Babilônia, neste de sábado (01), segundo dia da Semana da Cultura de Conceição do Coité-Bahia. Com exposições de carros antigos, lançamento de livro, show de Del Feliz e o Festival de Quadrilha Junina, a programação agradou a população.

Diversos tipos de carros foram expostos (Foto: Anizio Junior)

A programação do segundo dia começou com a exposição de carros antigos. Elimário Lima, organizador da exposição, disse que este ano a quantidade de carros expostos foi maior que nas edições anteriores.

Escritor Damião Neto lançou seu livro Meus Salmos Favoritos (Foto: Anizio Junior)

À tarde, aconteceu o lançamento do livro “Meus Salmos Favoritos”, escrito por Damião Neto, no Centro Cultural. Em seu discurso, Damião disse que tinha dificuldades de entreter os Salmos da Bíblia Sagrada, quando criança, e por isso resolveu ilustrar os salmos para facilitar o entendimento dos pequenos.

Cantor Del Feliz presenteou a Semana do Cultura com um show gratuito (Foto: Anizio Junior)

Arraiá ABC foi a grande vencedora do festival (Foto: Anizio Junior)

Com vários shows no Território Sisaleira, o cantor Del Feliz separou o fim de tarde, em sua lotada agenda, para presentear a Semana da Cultura com um show totalmente gratuito. Com seu forró contagiante, o público improvisou uma quadrilha e Del desceu do palco e entrou na brincadeira.

Logo em seguida, ocorreu o Festival de Quadrilhas, que bateu recorde de público. Quatro grupos competiram buscando as melhores notas nos quesitos: Coreografia, figurino, casal de noivos, marcador e conjunto.

Com o tema “Folclore, cultura e tradição do São João” a Quadrilha campeã foi o Arraiá do ABC, levando o prêmio de 2.500 reais. “Estamos muito felizes. Ano passo nós ficamos em segundo lugar, mas este ano chegamos com a sede de ganhar. E esta vitória tem o gosto dobrado”. Contou o coreógrafo e figurinista da ABC, Marcos.

Arraiá JC ficou em segundo lugar (Foto: Anizio Junior)

A vice-campeã ficou com o Arraiá da JC, com apenas dois pontos de diferença da primeira colocada, levando para casa, deste modo, mil e quinhentos reais. O terceiro lugar ficou com o Arraiá Lumiar, que ganhou mil reais. Todas as quadrilhas finalistas (de 3º ao 1ª lugar) foram, também, agraciadas com um lindo troféu, idealizado pela coordenação de identidade visual do Projeto Semana da Cultura 2017, e construindo, artesanalmente, em Coité, pelo artista coiteense Artur Áriston.