Por FURO31, Adson Rodrigues

Encontro de Filarmônicas marcou o encerramento da Semana da Cultura 2017 de Conceição do Coité-BA (Foto: Gilcimar Perreira)


Nesta sexta-feira (07), aniversário de emancipação política de Conceição do Coité, chegou ao fim à edição 2017 da Semana da Cultura de Conceição do Coité, que abrange todo o Território do Sisal. A cerimônia de encerramento aconteceu na praça da matriz com as apresentações das filarmônicas e o hasteamento das bandeiras. O evento reuniu a população e diversas autoridades.

(Foto: Gilcimar Perreira)

“Gostaria de agradecer a todos que trabalharam nos bastidores da Semana da Cultura e que nunca são lembradas. Ficou lindo, a começar pela decoração, as manifestações todos os dias, embora, com chuva e frio, mas tiveram bastante participação popular e muito brilho. Eu fico feliz da gente ter realizado pelo quinto ano consecutivo essa Semana da Cultura, mostrando a arte, a cultura e as tradições de Conceição do Coité, para a Bahia e o Brasil”, disse o Prefeito Assis.

A concentração foi Centro Cultural de Conceição do Coité (Foto: Gilcimar Perreira)

Por volta das 15hs, as filarmônicas Genésio Boa ventura (C. do Coité), 19 de março (Ácupe – Santo Amaro) e 4 de Janeiro (Itiúba) saíram da frente do Centro Cultural de Conceição do Coité e percorreram as principais ruas da cidade, finalizando o desfile na praça da Matriz.

“Fechamos com nosso famoso encontro de filarmônicas. Pudemos ver muita beleza, muita arte, e muita tradição. Gostaria de agradecer a toda a equipe da secretaria pelo empenho e organização da Semana da Cultura e agradecer, de modo especial, ao nosso colaborador Miguel que desde ao preparativo inicias ele participou de tudo. A Semana da Cultura foi trabalhosa, mas foi muito gratificante”, contou Perpétua Sampaio, secretária de Educação, Cultura e Esporte.

(Foto: Gilcimar Perreira)

Na praça, as filarmônicas tocaram os hinos do Brasil e de Conceição do Coité enquanto o prefeito do município, Assis; a Vice-prefeita, Val e o Presidente da Câmara de Vereadores, Professor Danilo hasteavam as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Conceição do Coité, respectivamente.

(Foto: Gilcimar Perreira)

 “A gente conseguiu articular melhor o município de Conceição do Coité, bem como, o Território do Sisal. O tema da Semana da Cultura deste ano foi Território do Sisal: Lugar de Ser-Tão cultural. E esse nosso caldeirão, a nossa identidade baiana, esse nosso jeito de ser foi celebrado durante os dias 30 de Junho a 07 de Julho aqui em Conceição do Coité”, afirmou Fredson Costa, gestor do departamento de Cultura do município.

Conceição do Coité completou 84 anos de emancipação (Foto: Gilcimar Perreira)

 Ao final, todas as filarmônicas, juntas, tocaram os parabéns pelos 84 anos de Conceição do Coité.

O projeto da Semana da Cultura teve como proponente o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), órgão executor o Departamento de Cultura – DECULT – Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, e a parceria do Conselho Municipal de Cultural (Coité).