Por AGECOM – DECULT/Coité

Coité é referência em Gestão Cultural na Bahia (Foto: Divulgação)


Conceição do Coité, após o primeiro mandato e agora, no segundo momento do prefeito Assis, gestão Governo da Gente, tem sido um divisor de água no tocante à gestão cultural.

Outrora, na administração pública coiteense, cultura era sinônimo de eventos pontuais ou apenas entretenimento. Após o Governo do atual prefeito Assis, sob os cuidado do Departamento de Cultura (DECULT), da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, a Cultura deixa de ser com “c” minúsculo e passa a ter “C” Maiúsculo. Assim sendo, o que era apenas eventos, passar a ser uma política de governo, isto é, um bem comum, direito garantido, uma substância necessária à cidadania do povo.

O município de Conceição do Coité vem sendo, nos últimos anos, vitrine de revitalização, fortalecimento, valorização, fomento, circulação e política cultural. Prova disso, a Secretaria de Cultura do Estado, SECULT-BA, convidou a Gestão Cultural do Governo Assis, para evidenciar e compartilhar experiências bem sucedidas, como referência para os demais municípios, durante o IV ENCONTRO DE POLÍTICA E GESTÃO CULTURAIS DA BAHIA. O Evento aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, no Cultural Amélia Amorim, em Feira de Santana. Realização: SECULT-BA.

A Gestão Cultural de Coité foi apresentada para dirigentes culturais dos municípios dos 27 Territórios de Identidades da Bahia (Foto: Divulgação)

No segundo dia desse importante Encontro, em plenária composta por diversas autoridades, conselheiros de cultura do estado, artistas e, sobretudo, dirigentes culturais dos municípios dos 27 Territórios de Identidades da Bahia, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, de Conceição do Coité, Perpétua Sampaio, fez a exposição sobre o modelo de Gestão da Cultura e balanço das conquistas culturais municipais, utilizando slide, em um grande telão do Teatro do Centro Cultural Amélia Amorim.

Secretária Perpétua Sampaio, expôs o modelo de Gestão da Cultural coiteense no Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia (Foto: Divulgação)

A Secretária Perpétua Sampaio, durante Painel de Exposição, acerca do que o Governo Assis vem desenvolvendo como elementos preponderantes, no que diz respeito à promoção cultural coiteense, destacou as principais iniciativas estruturantes e eventos pontuais bem sucedidos, no município. Tais como:

Diagnóstico Participativo e Mapeamento Cultural do Município;

Setorização da Cultura (Criação dos Núcleos Setoriais);

Colegiado de Cultura (com representações de cada núcleo setorial);

Conselho Municipal de Cultura (Com representações do poder público e o Colegiado de Cultura [sociedade civil organizada]);

Fundo de Cultura;

Plano de Cultura;

Assessorias aos grupos culturais e artistas coiteenses;

Agendas Culturais: Saraus, Cultura do Brincar, Domingo Mágico, Saúde com Prazer, Roteiro do Forró, Semana Negra, Quintal das Artes, Exposições Culturais, etc;

Convênios com ONGse grupos culturais com recursos do município;

Realização da Semana da Cultura com dimensão estadual, com 04 (quatro) eixos temáticos: Festivais; Exposições Culturais; Apresentações, e o eixo de Formação cultural e Cidadã.

O público do IV ENCONTRO DE POLÍTICA E GESTÃO CULTURAIS DA BAHIA, após explanação da Secretária Perpétua Sampaio (Coité), sobre experiências bem sucedidas na gestão cultural, aplaudiu bastante o município coiteense.

(Foto: Divulgação)

De Conceição do Coité, também, participaram do Encontro: O gestor do Departamento de Cultura, Fredson Costa; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Saulo Cardoso; o conselheiro de cultura, Cleiton Silva; a Chefa do Departamento de Juventude, Vanuza Carvalho; o representante do Centro Cultural, Uelique Mascarenhas, e a secretária executiva do DECULT, Bruna Bessa.

“Na Gestão Governo da Gente, Coité deixa de ter meros eventos culturais e passa a fazer gestão participativa, de fato, dialogando com as artes integradas e a cultura popular, durante todo o ano. Hoje temos um Sistema Cultural com Conselho Municipal de Cultura reativado e atuante, Agenda de eventos em sintonia com os sujeitos da cultura local, Plano de Cultura e uma Política Setorial, envolvendo todas as linguagens artístico-culturais possíveis, do município”. Evidenciou, Fredson Costa, gestor do DECULT.

O Departamento de Cultural (DECULT), em tempos de Governo Assis, diagnosticou, mapeou e criou com a sociedade civil os Núcleos Setoriais da Cultura, o Colegiado, reinventou e conseguiu aprovar, na Câmara de Vereadores (Poder Legislativo local), uma legislação com a cara diversidade dos sujeitos culturais. Legitimando, assim, em Coité, os seguintes Núcleos:

Núcleo de Artes Literárias e Musicais;

Núcleo de Cultura Popular;

Núcleo de Artes Cênicas;

Núcleo de Artes Visuais e Audiovisuais;

Núcleo de Povos Tradicionais;

Núcleo de Agricultura Familiar e Economia Solidária Criativa;

Núcleo de ONGs Cultuais.

Enfim, está comprovado que fazer gestão cultural não é gasto, é investimento no que temos de mais importante para um povo, isto é, sua cultura. Logo, cidadania. Concluiu, o gestor de Cultura, Fredson Costa.

“O reconhecimento da gestão cultural de Coité, como referência a ser seguida no estado da Bahia, é fruto de um trabalho em conjunto, unindo poder público e sociedade civil organizada, em defesa da cultura de nossa gente, como riqueza maior de nossa terra. Tendo em vista a participação popular, a democratização, a inclusão e cidadania cultural”. Salientou, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Conceição do Coité-BA, Saulo Cardoso.  .

Vale salientar, aqui, que Conceição do Coité, durante os mandatos do Governo do Prefeito Francisco de Assis, popularmente conhecido como Assis do PT, além de ser um destaque em gestão cultural, na Bahia, é também o campeão em transparência pública, no ranking estadual, segundo o Ministério Público Federal.