Por ASCOM – Fatres

(Foto: Divulgação)


A atividade aconteceu no SINTRAF de Cansanção nesta quinta-feira (10/08) e reuniu cerca de 30 jovens, de comunidades rurais, filhos de agricultores/as familiares atendidos com o projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A FATRES através da sua Secretaria de Jovens busca fortalecer as ações nos municípios juntamente com os coletivos municipais identificando as demandas e apresentando possibilidades para que a juventude tenha mais alternativas de desenvolvimento no meio rural.

(Foto: Divulgação)

“Além de estarem inscritos no projeto pela base familiar, o que a gente orienta para que eles/as sejam protagonistas de suas ações nas comunidades onde vivem e dessa foram fortaleçam os grupos de jovens, associações locais, grupos de produção percebendo que o jovem tem um potencial enorme de mobilização”. Destacou o Secretário de Jovens do SINTRAF Cansanção e da Secretaria de Jovens da FATRES, Rodrigo Borges.

Durante a atividade o coordenador de carteira de crédito da FATRES, Josiclécio Oliveira, apresentou aos jovens as linhas de crédito do PRONAF Jovem e PRONAF Mulher, “nós temos uma política pública para a juventude do território que a anos está disponível, mas poucos jovens acessam porque não tem ainda informação de como buscar essa alternativa de financiamento para melhorar a sua produção aos os serviços para agricultura familiar”, afirmou o coordenador.

(Foto: Divulgação)

“ O importante deste momento é que estamos abordando uma série de conteúdos que contribui para ampliar a visão da juventude, precisamos debater mais nos coletivos o nosso papel de protagonistas”, disse o jovem, Edilton Souza, do assentamento Alto Bonito.

Além do Crédito, o grupo refletiu com a equipe da FATRES, o papel da juventude nos sindicatos, Comunicação Territorial e Protagonismo Juvenil e, Participação Social para o fortalecimento das comunidades rurais. O grupo ainda tirou encaminhamentos para o planejamento da Semana de Juventude de Cansanção que acontece no mês de outubro.