Por Marina Caldeira, Bahia Dia a Dia

Eleitores de Itabela e Guaratinga não precisarão da biometria para votar nas eleições de 2018. (Foto: Alex Gonçalves)


O eleitorado da 189ª zona eleitoral, que compreende os municípios de Guaratinga e Itabela, não precisará fazer o cadastramento biométrico para votar nas eleições de 2018, quando ocorrem as escolhas para presidente, senadores, governadores e deputados.

Segundo o chefe do cartório eleitoral de Itabela, Germano Meneses, não há necessidade dos eleitores das duas cidades ficarem horas nas filas apenas para cadastrar a biometria. “Com medo de perder benefícios, muitas pessoas – inclusive idosos- estão dormindo nas filas sem necessidade, pois o cadastramento biométrico não é obrigatório em Itabela e Guaratinga”, alertou.

Eleitores ficam cerca de 15 horas na fila para fazer o cadastro da biometria ; sistema ainda não é obrigatório em Itabela e Guaratinga. (Foto: Alex Gonçalves)

Como só são distribuídas 40 senhas por dia, muitas pessoas que passaram horas nas filas ficam sem atendimento. “Quando cheguei às 6h, a fila estava imensa chegando na rua. Teve gente que dormiu aqui”, disse a idosa Maria Silva, de 60 anos. O chefe do cartório esclareceu que a grande movimentação sem necessidade está prejudicando o atendimento às pessoas que realmente precisam dos serviços do cartório.

O cadastramento biométrico está sendo feito por etapas na Bahia. “Quando for obrigatória a biometria em Itabela e Guaratinga, vamos fazer ampla divulgação para deixar os eleitores informados, mas, por enquanto, não é necessário vir ao cartório para fazer a biometria”, ressaltou o chefe do cartório.

Na região, apenas os eleitores que votam em Eunápolis e Porto Seguro precisam fazer o cadastramento biométrico para as eleições 2018. O prazo termina em janeiro de 2018.

Segundo a Justiça Eleitoral, a biometria é um sistema moderno que tem o objetivo de garantir mais segurança nas votações, impedindo que ocorram fraudes durante o voto.