Por Laís Oliveira

(Foto: Divulgação)


Em 2016, o curso de Comunicação Social – Rádio e TV do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) completou dez anos de atividades na cidade de Conceição do Coité, já tendo formado mais de 100 profissionais para atuarem em diversos segmentos da Comunicação. Para celebrar essa conquista, que é resultado do diálogo entre a Uneb e a sociedade civil organizada do Território do Sisal, uma extensa programação, ao longo do dia 31 de agosto de 2017, apresentará trabalhos, pesquisas e produtos audiovisuais desenvolvidos pelos alunos, além de rodas de conversa e debates, lançamento de exposição e livros que registram a importância da Universidade para o desenvolvimento da região.

“O curso é fruto de uma articulação entre a universidade e os movimentos sociais da região sisaleira, que buscavam responder à demanda cada vez mais crescente de profissionais qualificados na área de Comunicação Social”, explica a professora Vilbégina Monteiro, atual Coordenadora do Colegiado de Comunicação do Departamento de Educação do Campus XIV. “Durante essa década, vivenciamos projetos de extensão e pesquisa, montamos laboratórios, estabelecemos parcerias, criamos produtos comunicacionais e saberes científicos que marcaram a formação dos alunos e da comunidade acadêmica de forma significativa”, destaca a professora, que atua na instituição desde a fundação do curso, em 2006.

A programação começa a partir das 8h da manhã do dia 31 de agosto e ao longo do dia, haverá o lançamento de documentários, o piloto de uma web série, entrevistas, produtos radiofônicos que reafirmam a importância do rádio para a comunicação na região sisaleira e uma exposição fotográfica. Todos os produtos ficarão expostos até o dia 05 de setembro nas dependências do campus Coité da UNEB.

A história do Curso de Comunicação em Rádio e TV será contada por meio de programas radiofônicos e minidocumentários produzidos pelos atuais estudantes do curso, sob orientação dos professores e apoio dos técnicos da universidade.

Os documentários, que serão lançados no dia 31 de agosto, registram importantes momentos da formação acadêmica e revelam aspectos da cultural local. Em O Começo, através de entrevistas com professores, diretores e alunos egressos, é retratado o início do curso de Comunicação em Conceição do Coité. Nos minidocs Projetos e Eventos e Os TCCs, é apresentado um leque dos principais projetos de pesquisa e extensão, eventos promovidos pelo curso para a sociedade e Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos pelos estudantes. Já em Egressos: caminhos e estratégias para a vida profissional, ex-alunos discutem sobre a vida profissional, como comunicólogos, após a graduação.

Completando a grade audiovisual, haverá o lançamento da Web Série RG, que em nove episódios narrados em primeira pessoa, apresenta as plurais identidades de estudantes, a partir de suas justificativas de escolha pelo curso de Comunicação, e Bobes, minidocumentário produzido pela turma de Cinema Documental, em 2017, sobre a “cultura dos bobes” que circula pelas ruas de Conceição do Coité. Em depoimentos, mulheres falam sobre o uso afirmativo do adereço, como um traço da cultura local.

Fotos – A exposição fotográfica Retratos: uma década em instantes é composta por retratos de alunos, ex-alunos, professores do curso de Comunicação e técnicos do departamento. Dividida em quatro eixos que exploram diferentes estéticas do retrato fotográfico, pretende valorizar a dimensão humana do curso, representando a diversidade de pessoas que o compuseram nestes seus primeiros 10 anos. A exposição terá também uma área interativa em que convidados e novos alunos poderão ser fotografados em estúdio nos moldes da fotografia lambe-lambe e ter seus retratos incorporados à exposição, sinalizando a continuidade dessa trajetória.

Para finalizar o dia festivo, a partir das 19 horas, acontece a roda de conversa Um Dia Depois do Curso, com participação dos ex-alunos, a exibição do projeto audiovisual Minutos Lumière, que, filmado nas cidades do Território, recria a experiência inaugural do cinema como gesto de invenção disponível a qualquer sujeito que, munido de um celular, possa olhar o mundo e captar “as grandezas do ínfimo” no cotidiano urbano e do vídeo Caminho de Roça, produto audiovisual que adapta trecho de obra do escritor Guimarães Rosa articulando narrativa fotográfica e literária, além do piloto do programa televisivo Vamo de Som, que encerra a programação.

A celebração pelos 10 anos do Curso é uma realização do Colegiado de Comunicação Social – Rádio e TV e do Centro Acadêmico Edisvânio Nascimento, com apoio do Departamento de Educação do Campus XIV da Uneb. Confira a programação completa:

8h – Mesa de Abertura

8h30 – Exibição de programete radiofônico Comunicação 10 (7’)

8h40 – Exibição do documentário O Começo (16’23’’)

9h – Roda de Conversa História e Memórias dos 10 anos do Curso

Mediação: Profa. Vilbégina Monteiro. Convidados: professores que atuam ou atuaram no curso.

10h30 – Lançamento da Exposição Fotográfica Retratos: uma década em instantes

14h – Exibição dos documentários Projetos e Eventos (13’05’’) e Os TCCs (14’08’’)

14h30 – Roda de Conversa Coordenando Experiências

Mediação: Profa. Carolina Ruiz. Convidados: atual coordenadora e ex-coordenadores do Colegiado

15h10 – Homenagem a parceiros e colaboradores

15h30 – Exibição do piloto da web série RG (50’) seguido do debate Vivência Acadêmica e Emancipação Intelectual. Mediação: Helen Campos e Centro Acadêmico

17h – Exibição de programa radiofônico Rádio na Região Sisaleira (10’) e programete radiofônico Pauta Aberta (7’)

19h – Exibição do programete radiofônico Na Onda (7’)

19h10 – Exibição dos documentários Egressos: caminhos e estratégias para a vida profissional (13’) e Bobes (10’)

19h40 – Roda de Conversa Um Dia Depois do Curso

Mediação: Profa. Patrícia Rocha, Rodrigo Carneiro e Paulo Enselmo. Convidados: ex-alunos

20h40 – Exibição do projeto audiovisual Minutos Lumière (15’) e vídeo Caminho de Roça (5’)

21h – Exibição do programete radiofônico Gazeta Informativa Campus XIV (7’)

21h10 – Exibição de piloto do programa televisivo Vamo de Som (20’)

22h – Encerramento