Por FURO31

(Foto: Gisele Barbosa)


Representantes de Guaratinga e mais nove cidades se reuniram nos dias 04,05 e 06 de setembro no Centro Cultural de Porto Seguro para participar de uma oficina buscando interligar os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMAs) da região.

A construção dos Planos Municipais de Mata Atlântica de Guaratinga, Santa Cruz Cabrália, Canavieiras, Eunápolis, Belmonte, Itapebi, Itabela, Itagimirim e Mascote vem acontecendo desde 2014 e prevendo ações e áreas prioritárias para conservação e recuperação de Mata Atlântica em cada município. Mas, como a natureza não tem fronteiras, em muitos casos é necessário uma gestão integrada e articulada entre os municípios para potencializar a conservação do bioma.

“O grande desejo é que os PMMAs se integrem, agregando sustentabilidade ao desenvolvimento regional”, destacou o coordenador executivo de Pesquisa e Extensão Tecnológica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, José Augusto Tosato.

(Foto: Gisele Barbosa)

O coordenador do Gambá, Renato Cunha, afirma que é preciso traçar estratégias concretas de conservação e de restauração daquilo que já foi destruído. “Buscamos uma articulação efetiva entre os municípios, com sensibilização, educação e busca de recursos para implementação de ações que promovam o desenvolvimento rural mais sustentável”, salienta.

No encontro, foi apresentada uma exposição, adaptada, baseada em ecossistema, mudanças climáticas e seus impactos, áreas prioritárias para Conservação e Recuperação para implementação das agendas de integração e ações em comum dos municípios.

(Foto: Gisele Barbosa)

A cidade de Guaratinga foi representada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga, na pessoa de Gisele Barbosa e a sociedade civil estava representada por Rômulo Rafael e Fátima Gonçalves. Além de Guaratinga, participaram do encontro representante das cidades de Itabela, Eunápolis, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Cabrália, Belmonte, Mascote e Canavieiras.