Por FURO31, Adson Rodrigues com informações do Mtur

Turistas poderão explorar pedras de Guaratinga com maior segurança (Foto: Bruno Dias)


O Ministério do Turismo (Mtur) divulgou nesta quinta-feira (14) o novo mapa do turismo brasileiro, instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor.

O Mapa do Turismo da Bahia chega a 150 municípios, um crescimento de 28% em relação ao ano anterior, quando o estado tinha 117 cidades no instrumento do MTur, que aponta as prioridades para as políticas públicas do setor. Em 2017 foram incluídos 52 destinos e saíram outros 19.

Cachoeiras também serão atrativos turísticos (Foto: Divulgação)

O município de Guaratinga passou a ingressar a zona turística da Costa do Descobrimento, se juntando as cidades de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Ao todo a Bahia possui cerca de 13 zonas turísticas.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo, Marx Beltrão.

Pedra do Oratório em Guaratinga (Foto: Bruno Dias)

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo Ministério do Turismo buscando fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

Adalberto Oliveira, Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Adalberto Oliveira, afirma que fazer parte do mapa turístico será muito importante para Guaratinga. “Estando inserido no mapa turístico podemos buscar mecanismos na estruturação e na promoção do destino, pois teremos prioridades nas políticas das ações do MTur com tão bem afirmou o Ministro Max Beltrão. O nosso povo não pode ter também o turismo como solução para os problemas econômicos do município, mas certamente é um caminho desta que eu classifico como uma indústria de sonhos e prazeres tangíveis e intangíveis, conclui o secretário.

Christine Pinto, Prefeita de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, relatou esta motivada com a inserção do município. “O turismo de Guaratinga praticamente não existe, mas acredito que agora com a ajuda do ministério do turismo será possível gerar emprego e renda no setor. Vamos buscar capacitar as pessoas através de cursos para receber turistas e investir, nos próximos anos, em segurança para que o turista se sinta confortável ao fazer uma trilha, se banhar em nossas cachoeiras ou escalar nossas pedras”, argumentou a prefeita.

Brasil Ride acontecerá em Guaratinga em Outubro (Foto: Arquivo/FURO31)

Christine lembrou ainda que Guaratinga será palco da maior maratona de mountain bike das Américas, o Brasil Ride, que acontecerá de 15 a 21 de outubro de 2017. “No próximo mês, vamos apoiar da forma que podermos o Brasil Ride que acontecerá durante quatro dias no município. Mas a partir dos próximos anos ofereceremos uma estrutura melhor com o incentivo que chegará com essa conquista oficializada hoje”, destacou.