Por ASCOM – SINTRAF

(Foto: Gilcimar Pereira)


Realizado nesta segunda-feira (23) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) o Seminário de lançamento do Garantia Safra 2017-2018 contou com lideranças comunitárias, técnicos da secretaria e também de órgãos do Estado como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

O secretário de agricultura, Rene do Sindicato, informou que os cadastros começam a parti do dia 30 de outubro e vai até 22 de novembro. “Salientamos que estamos trabalhando com datas pré-agendadas por localidades, então é bom que os agricultores saibam o dia do cadastro de sua comunidade para evitar maiores transtornos”, alerta o secretário.

Os cadastros serão realizados na Secretaria de Agricultura (Praça do Mercado), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h00.

(Foto: Gilcimar Pereira)

O GARANTIA-SAFRA é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e garante aos agricultores dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, um auxílio financeiro de R$ 850,00, dividido em cinco parcelas. O pagamento é feito quando há perda de pelo menos 50% da produção devido às condições climáticas, especialmente, a seca.

A inciativa contempla agricultores com renda familiar de até 1,5 salário mínimo/mês, que tenham aderido ao programa e tenham plantando entre 0,6 e 5 ha das culturas feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.