Por Vida Diária: Andressa Lima/ONG PASPAS

(Foto: Reprodução)


Deu início nesta segunda-feira (20), na cidade de Guaratinga, o curso de Piscicultura, promovido pela ONG PASPAS. Como objetivo, o curso irá beneficiar mais de 20 jovens, entre 16 e 29 anos, em consonância com o programa Trilha do Governo Estadual e Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte (SETRE) que visa a ampliação das oportunidades de trabalho para a juventude, inclusão social, promoção da cidadania e outros aspectos.

(Foto: Reprodução)

A Piscicultura refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água doce. O projeto oferece uma ajuda aos alunos com a bolsa no valor de R$ 400,00 e disponibiliza o material didático, uniformes e lanche diário.

Este curso é uma iniciativa da SETRE – Governo do Estado da Bahia e conta com o apoio local da Prefeitura de Guaratinga. Na aula inaugural, estiveram presentes os ilustres alunos, a prefeita de Guaratinga, Dra. Christine Pinto, o secretário de Agricultura, Inocêncio Pinheiro, a servidora pública Vanessa, o instrutor Felipe Miranda, a coordenadora da ONG PASPAS, Aurilene Alves e a coordenadora pedagógica do projeto, Rosinélia.

(Foto: Reprodução)

Os jovens beneficiários foram selecionados considerando o envolvimento em algum tipo de vulnerabilidade social, pertencentes a famílias cadastradas no programa Bolsa Família, matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio), ou ainda, que já tenham concluído o ensino médio.

(Foto: Reprodução)

O curso priorizou jovens com filhos e na faixa etária entre 16 e 29 anos. Haverá também, a possibilidade de atender ao jovem que tenha abandonado o ensino básico regular em alguma série do ensino médio, desde que haja retorno desse jovem à rede pública de ensino.