Moradores de Monte Alegre estão preocupados com o avanço da erosão de um barranco causado pelas chuvas que atingem o povoado de Guaratinga, há cerca de 20 dias. Segundo a população, o problema é antigo, mas vem piorando há cerca de um ano. Atualmente, as estruturas de três casas correm o risco de serem “engolidas” pelo buraco.
O barranco tem cerca de 30 metros de profundidade e fica às margens da rua São João do Sul, uma das principais vias do povoado de Monte Alegre.
De acordo com a moradora Jhully Martins, ela e mais três pessoas da sua família precisaram abandonar o prédio onde moravam, pois a estrutura da residência ficou comprometida com o avanço da cratera.
“Saímos de casa desde as chuvas do final do ano passado com medo de ela cair. A Defesa Civil esteve aqui em fevereiro, mas só olhou e nem isolou a área. Na gestão do ex-prefeito Ademar, ele mandou arrumar o barranco, ficou até bom, mas agora com as últimas chuvas começou a cair e já está bem perto da rua”, relatou a jovem.
O FURO31 apurou ainda que um casal que mora do outro lado do buraco também precisou sair de casa temendo que a residência fosse ‘engolida’ pela erosão. Uma idosa, de 100 anos de idade, e seu filho, que tem uma perna amputada, preferiram não sair de casa, apesar de a cratera ter chegado no quintal de sua casa.
“Pedimos ajuda das autoridades para que possam realizar medidas de contenção. Estamos com medo que essas casas caiam, depois disso não terá mais jeito”, contou a moradora.
Por telefone, ao FURO31, o coordenador da Defesa Civil do município, Jurandi Marques Ferreira, informou que esteve no local na última terça-feira (29/11) juntamente com uma equipe técnica de engenharia do município fazendo o estudo do local para desenvolver um projeto de contenção da erosão.