A chuva não tem dado trégua neste fim de ano e quem sofre com isso é quem precisa transitar nas estradas de chão que ligam a sede do município de Guaratinga a seus povoados.
A redação do Furo 31 recebeu diversos vídeos de leitores mostrando as condições das estradas vicinais. São congestionamentos causados por atolamentos de carros, pontes alagadas, deslizamentos de terra e muita lama.
Um dos vídeos mostram imagens da BA 283, que liga Guaratinga a São João do Sul, com fila de carros devido a lama. Segundo uma moradora, os pontos mais críticos dessa estrada são as ladeiras.
Outra passagem que está com graves alagamentos é a estrada vicinal do Embaré, trecho que liga Monte Alegre a Eunápolis.
Com a situação das estradas muitas pessoas cancelaram a visita para passar a ceia de Natal com os familiares ou adiaram a viagem de férias. Pois em alguns lugares os moradores estão ilhados ou com muita dificuldade de locomoção.
Na última quinta-feira (22), Guaratinga recebeu o maior volume de chuvas dos últimos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram 38,5mm de chuva em um único dia.
O INMET também publicou um alerta laranja, que significa risco severo, neste final de semana para Guaratinga com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Com as festividades de final de ano o movimento nas estradas aumenta muito, por isso é necessário ter atenção e cuidado dobrado. O problema das chuvas e estradas interditadas está afetando todo o país.