O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) realizou no fórum de Itabela, a primeira reunião para tratar das Eleições 2020. (Foto: Giro de Notícias)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) realizou na terça-feira (15), no fórum de Itabela, a primeira reunião para tratar das Eleições 2020. O juiz eleitoral, Heitor Attayde, reuniu pré-candidatos a prefeito e seus advogados, autoridades das prefeituras dos municípios de Itabela e Guaratinga, representantes das polícias militar, civil e da Justiça Eleitoral.


Segundo documento divulgado pelo TRE, foi discutido no encontro as regras eleitorais vigentes, atividades de campanha, registro de candidatura, medidas para coibir propaganda eleitoral antecipada, inclusive “fake News” e formas de evitar aglomerações nos próximos eventos políticos.

O juiz eleitoral ressaltou que a propaganda política é permitida somente após o dia 27 de Setembro e o candidato que descumprir essa regra será punido. Distribuir brindes, fazer uma campanha paga, patrocinar anúncios na internet, pedir votos explicitamente, são alguns exemplos de propaganda antecipada.

Foram realizadas duas reuniões. A primeira com as autoridades de Itabela e depois as de Guaratinga. Foi convidado um número restrito de pessoas devido às regras sanitárias de prevenção a Covid-19. Estiveram presentes: O Tenente da PM Itabela, Diego Leonardo Lima de Araújo, o Capitão da Polícia Militar de Guaratinga, Irlan Michel Correia dos Santos, o Delegado da Polícia Civil de Itabela e Guaratinga, Robson Andrade, a Procuradora Geral Guaratinga, Rowenna Rosa, o Juiz Heitor Awi Machado de Attayde e o Promotor Eleitoral, Dinalmari Mendonça Messias, além dos pré-candidatos e seus advogados.