Por Guarananet

(Foto: Divulgação)


Estudantes das escolas públicas de Guaratinga participaram do dia 07 a 11 de Agosto, da 1ª Semana do Estudante com diversas atividades culturais e esportivas em que foram desenvolvidas através de gincanas nos povoados e sede do município. Em todas as localidades alunos, professores, e demais funcionários das unidades escolares reuniram e formaram equipes para disputar gincanas com diversas provas de cunho esportivo e cultural. Na cidade de Guaratinga o evento aconteceu na ultima sexta-feira, dia 11 de Agosto.

(Foto: Divulgação)

Desde a última segunda-feira, equipes da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação percorreram os Povoados e Distrito do município para desenvolver uma programação cheia de surpresas e interatividade que envolveu alunos, professores, e demais funcionários das escolas, além da comunidade escolar, em gincanas que movimentaram as localidades.

(Foto: Divulgação)

Depois de ter desenvolvido a programação em todas as escolas das povoações do município, a caravana educacional finalizou a semana do estudante na sede, onde a programação cultural e esportiva beneficiou os estudantes das escolas públicas, que contou com a participação de pelo menos três equipes formadas por alunos das escolas Renascer 1, Joessy Pereira e Instituto de Educação de Guaratinga (IEG).

Enquanto nos povoados a programação durava até o meio dia, na sede a programação foi mais extensa com inicio as 09:00h e termino as 18:00h do dia. Diversas provas foram realizadas em modalidades diferenciadas, como: dança, música, desfile, arrecadações beneficentes, esportes e as tarefas surpresas que desinquietavam os participantes quando eram anunciadas.

(Foto: Divulgação)

A prefeita Christine Pinto esteve presente logo no início e parabenizou o empenho da Secretaria Municipal de Educação e dos departamentos de Cultura e Esporte em promover o evento que resgatou as tradições das gincanas de rua em Guaratinga,  além de proporcionar mais uma interação educativa a toda comunidade escolar. “É um prazer poder estar aqui e prestigiar esse momento lindo de grande interação estudantil. Gostaria de parabenizar todos os alunos, os corpos docente e discente das escolas do município que abraçaram a causa a fim de fazer uma educação diferenciada e hoje marcada por esse dia que é de todos os estudantes. Parabéns a todos vocês estudantes!”. Finalizou a prefeita em seu pronunciamento.

Também prestigiaram o evento, os vereadores Paulo da Costa, Marcone Rodrigues e Jadel Vaz.

Depois de todas as tarefas realizadas em Guaratinga, o primeiro lugar da Gincana Cultural e Estudantil ficou com a escola municipal Joessy Pereira dos Santos e a segunda colocação ficou com o I.E.G e o terceiro lugar ficou com a escola Renascer 1. Por terem alunos em series inicias e com idades bem abaixo do permitido pelo regulamento da gincana, as escolas da sede: Renascer 2, Yeda Barradas e Creche Municipal Vovó Vicência receberam em seus espaços de lazer, agentes do departamento de esportes que realizaram atividades lúdicas e direcionadas ao público alvo.

“Fiquei muito feliz em poder participar desta gincana maravilhosa. Espero poder participar de outros eventos como este. Não consegui chegar ao primeiro lugar, mas o que importa para nós alunos é a participação”. Disse a Aluna Maria, da escola Renascer.

“Achei muito legal. Só de saber que estive representando minha escola, isso foi muito bom, não só para mim, mas para todos os estudantes. Temos a capacidade de competir sem medo, sem ter aquilo de querer vencer, mas já sendo nós mesmos os vencedores. Bom, Foi ótimo! Gostei Muito! O importante é ter força de vontade, tanto para a vida pessoal, quanto para o conhecimento”. Afirmou com entusiasmo a aluna Wagna de Jesus Oliveira, do Instituto de Educação de Guaratinga.