Por FURO31

Aulas das escolas municipais de Guaratinga não têm data para começar em 2018 (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


Na última segunda-feira (19) estudantes da rede estadual, privada e universitária de Guaratinga voltaram a estudar, porém as aulas nas escolas públicas do município não tem previsão de iniciar as atividades letivas de 2018 porque os professores não receberam o pagamento integral do 13° salário de 2017.

Na última sexta-feira (16) a secretaria de educação convocou uma reunião com a representação sindical e ofereceu quitar os 50% que falta a ser pagos aos professores até o dia 10 de abril de 2018.

A paralisação continua por tempo indeterminado (Foto: Arquivo/FURO31)

Em seguida, foi convocada uma assembleia na manhã desta segunda na sede da APLB. Nela, a categoria em sua maioria, através de uma votação, recusou a proposta e as atividades letivas continuarão suspensas até que toda a dívida seja quitada pela prefeitura.

A categoria que está mobilizada desde o dia 21 de dezembro ainda reivindica o pagamento do mês de dezembro de 2016 que foi determinada pela justiça, 1/3 de férias e a melhorias na estrutura das escolas.

Em nota, a prefeitura disse esperar que a situação seja resolvida. “A Prefeitura, aguarda que a situação se resolva o mais breve possível para que não haja maiores prejuízos aos alunos e esclarece que não está poupando esforços para solucionar os transtornos.”, afirma a nota.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Até a manhã da última segunda-feira (19) os estudantes universitários estavam sem transporte, pois o funcionário da secretaria de educação, responsável setor de transporte, informou que não haveria ônibus enquanto a situação com a APLB não fosse resolvida.

Secretária informou que não haveria transporte universitário (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

“Isso não faz sentido, pois as faculdades e universidades não seguem o mesmo calendário que a rede municipal de ensino”, afirmou um universitário que não quis se identificar.

O presidente da APLB, Orlandy Pereira, disse que as reivindicações dos professores não interferem em momento algum no transporte universitário e interpretou o caso como uma espécie de chantagem.

Ao FURO31 a secretária de Educação, Fabiana Barbosa, informou que os ônibus escolares estavam em manutenção e o processo licitatório do transporte universitário ainda não foi concluído.

Dois ônibus foram disponibilizados no final da tarde de segunda (19) para transportar os universitários (Foto: Arquivo/FURO31)

Após a procura da nossa reportagem, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que seriam disponibilizados dois ônibus, dos três que fazem o transporte universitário, enquanto o processo licitatório não fosse homologado.

WhatsApp do FURO31: (73) 98112-0138

Colabore com a nossa reportagem enviando sua sugestão, denuncia, foto ou vídeo. Adicione o número do FURO31 ao seu telefone. Dica: Grave ou fotografe com seu celular na horizontal (deitado).