Desfile cívico do aniversário de Guaratinga homenageia a inserção do município na zona turística da Bahia | FURO31
Desfile cívico do aniversário de Guaratinga homenageia a inserção do município na zona turística da Bahia
31/08/2017 às 12:35 (Atualizado em 07/09/2017 às 14:25)
Por FURO31, Adson Rodrigues

Com o tema “A rota turística e cultural de Guaratinga” as escolas homenagearam a cidade realizando o tradicional desfile cívico nesta quinta-feira (31), data em que se comemora o aniversário de emancipação do município.

Diversos alunos e professorem participaram do desfile que percorreu as principais ruas da cidade. As bandas de Guaratinga e de Monte Alegre também abrilhantaram o evento com o som típico que embalou o desfile.

Ao FURO31, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Adalberto Oliveira, contou que o tema é uma homenagem a inserção do município na rota do turismo da Bahia. “O tema foi uma ideia em conjunto com o departamento de cultura e a secretaria de educação, aonde Guaratinga tem um potencial imenso para a prática do turismo e nós buscamos junto ao ministério do turismo está inserindo o município na zona turística da Costa do Descobrimento, que estará sendo homologado nos próximos dias”, disse.

O desfile começou na Praça da Rodoviária e percorreu a Avenida Alberto Costa Lima, Rua Nova, Rua Joana Moura, Praça 31 de Agosto e finalizou na Praça da Matriz.

Cada escola contou um pouco do tema através de uma ala. Confira como cada escola se apresentou:

A primeira instituição a puxar o desfile foi a turminha da Creche Municipal Vovó Vicência que trouxe em sua ala o bolo de comemoração pelos 56 anos de Guaratinga. As crianças estavam vestidas de boleiras com avental e touca trazendo o nome de Celita, Cléo, Dona Nega, Dona Leonor, Elieuda, Francoisa, Geisla, Hélio, Marilene, Marclene, Miclêmia, Reires, Solon e Jorge, boleiros da cidade. Esta foi a maneira singela de homenagear os boleiros que adoçaram e adoção nossas vidas com o dom de preparar delícias.

A Escola Municipal Renascer 02 botou na rua a ala das baianas contando um pouco do acarajé, a ala dos garçons que no dia a dia dos restaurantes servem carne de sol, moqueca, sarapatel, pirão entre outros pratos e a ala dos mestres cuca que utilizam a colher de pau que é um instrumento de origem indígena.

O Centro Educacional Delícia de Aprender (CEDA) e o Instituto Presbiteriano de Educação (IPE) se uniram para falar da apicultura do município, que é referência na produção de mel orgânico no extremo sul e na Bahia, trazendo olhares de grandes empresas televisivas como a TV Santa Cruz filiada da Rede Globo e a própria Rede Globo.

A Escola Especial Luz e Vida (Apae Guaratinga) contou um pouco da caminhada ecológica que vem recuperando florestas e matas ciliares no município, além de ser uma atividade educativa e recreativa.

A Escola Municipal Onilza Nunes Góes trouxe a canoagem e o rapel, esportes que se pretende fomentar no município.

A Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro trouxe os acampamentos turísticos do município para a avenida.  O mais famoso é o da Cabana Timbokaqui que oferece uma grande extensão de areia, águas doces e claras, mas o acampamento dos ‘carnaroba’, ‘os surfistas da barraca’ e dos acampamentos religiosos também foram lembrados pela escola.

A Escola Municipal Eduardo Mota lembrou da festa junina que é tradição no distrito de São João do Sul, além de contar sobre as comidas típicas e quadrilhas que são comuns em Guaratinga durante o mês de junho.

A Escola Municipal Joessy Perreira dos Santos botou o pessoal do mountain bike nas ruas. O esporte começou no município com o incentivo dos professores Xarles Costa Santos e Enivaldo. E hoje já conta com atletas como Gilmar José de Almeida representando a cidade em grandes eventos como o Brasil Ride.

A Escola Antônio Carlos Magalhães colocou quatro alunos representando os principais rios e riachos do município, outros levaram mudas de plantas nativas para serem plantadas no final do desfile, além dos que estavam fantasiados dos principais animais encontrados no município.

A Escola Municipal Jovina Pereira contou sobre o Parque Nacional do Alto Cariri criado para conservar o macaco muriqui do norte e homenageou também os guardas florestais que lutam diariamente para a preservação da natureza.

A Escola Municipal Wilson Nunes da Silva falou sobre o artesanato municipal, com destaque as artesãs do crochê, ponto cruz, do trabalho com a argila, dos objetos de madeira, couro entre tantos outros.

A Escola Municipal João Alves Perreira falou do Trilhão de São João do Sul, criado há cerca de 10 anos e idealizado por Netão e amigos. O evento é um espetáculo que proporciona uma mistura entre máquinas ferozes com o encanto da natureza.

O Colégio Estadual Jesus Moura regatou os antigos blocos de carnavais como os caretas para falar festejos tradicionais.

O Instituto de Educação de Guaratinga apresentou danças que marcaram e ainda marcam a cultura do município, como o samba de couro, dança do maxixe, maculelé, forró, lambada, seresta, arrocha e axé.

A Escola Municipal Renascer 01 colocou cavalos nas ruas para falar das cavalgadas realizadas no município. Não há uma data precisa para essa prática em Guaratinga, sabe se que pode ter iniciado por volta dos anos 90 e teve como incentivadores Astério, Duda, Lelei, Marlúcio, Márcio, Raimundo Andrade Nascimento e Vavá.

Organizado pela secretaria de Educação e o departamento de Cultura o desfile cívico trouxe de volta a auto-estima da comunidade estudantil, da população, dos professores e servidores municipais.

Ao final a prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, parabenizou a todos pelo empenho e destacou a importância da cultura para a juventude. “Vamos renovar nossa cultura, nossa arte, pois os jovens preciso disso para que tenham mais vida e alegria. Gostaria de dizer que nesses 56 anos, o município sorri porque vê que esta revivendo. E que a cada ano possamos fazer Guaratinga sorri ainda mais”, discursou.

Esta é a primeira da diversa programação dos 56 anos de Guaratinga, que é uma realização da Prefeitura de Guaratinga em comemoração ao aniversário da cidade.

Deixe seu comentário
Curta nossa Fan Page