Por Estevão Silva


Já está a caminho da cidade de Guaratinga a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, replica da imagem original exposta no Santuário de Aparecida. O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, frei Jarilson Tavares e o vigário frei Fábio convida toda comunidade guaratinguense para uma concentração, a fim de recepcionar a Imagem da Santa, que saiu da Forania Jequitinhonha, em Minas Gerais e está com chegada prevista para às 17:00h  deste sábado, dia 16, na comunidade da Escadinha, onde ocorrerá o inicio da acolhida.

A visita da Imagem faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem vai peregrinar por todas as comunidades paroquianas e deve ficar por cerca de 20 dias em Guaratinga.

De acordo com o pároco, a imagem será acolhida inicialmente na Escadinha, comunidade localizada as margens da BA 283, que liga Guaratinga a Itabela, Km 15, de onde seguirá em carreata até a entrada da cidade, de onde também se espera uma concentração de fiéis. Ainda em carreata e caminhada o cortejo passará por algumas ruas da cidade, até a chegada à Igreja Matriz, para o inicio da celebração oficial de acolhida as 19:30h.

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida chegará a Guaratinga neste sábado (Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com o padre Jarilson, uma programação inicial já está definida para a peregrinação da imagem, que ficará sábado e domingo, na Igreja Matriz. Na segunda-feira (18) seguirá para o povoado de São João do Sul, onde ficará a semana inteira, retornando a Guaratinga, onde continuará sua peregrinação nas comunidades Santa Clara e Santa Rita. Na sequencia a imagem seguirá para o povoado de Cajuíta, com passagens e celebração no assentamento Alfredo Dutra 1 e 2. O pároco avisa que ao logo dos dias serão apresentadas as datas corretas para a visita da Imagem em cada comunidade.

De acordo com informações do Santuário Nacional, a visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.

Em 1931 foi realizada a primeira visita da Imagem à cidade do Rio de Janeiro, na época, Capital Federal do Brasil. Essa visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro aconteceu por ocasião de sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. Mais de um milhão de pessoas lá se reuniram para receber a ilustre visita.