Por FURO31, Nick Hendriw

Auditório cheio para a palestra sobre o câncer de mama e de útero (Foto: Nick Hendriw/FURO31)


Na manhã desta segunda-feira (30) o Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga (SISPUG) realizou em seu auditório uma palestra em alusão a campanha outubro rosa com o tema “Câncer de mama e câncer de útero”, ministrada pela médica pós-graduada em ginecologia e obstetrícia, Dra. Maria Aparecida.

Diasmine Alves emocionou os presentes com sua história de enfrentamento ao câncer (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

Com o auditório lotado, a presidente do sindicato, Saria Mota, iniciou o evento, pedindo a Pra. Cida, do ministério Ágape, para fazer uma oração. Posteriormente, a presidente passou à palavra a uma das guerreiras Guaratinguense que enfrenta o câncer de mama, Diasmine Alves, para que compartilhasse com o público presente sua experiência, que emocionou e contagiou os mesmos, com seu exemplo de fé, força de vontade e motivação.

Dra. Maria Aparecida: médica pós-graduada em ginecologia e obstetrícia (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

Por sua vez, a médica natural de Guaratinga, Dra. Maria Aparecida, ministrou os seus temas com maestria, compartilhando conhecimentos e tirando dúvidas de extrema importância para as mulheres.

“Quanto mais mulheres se conscientizarem da importância, do diagnóstico precoce, mais vidas vamos salvar, esses canceres se descobertos no início tem uma grande chance de cura”, disse Dra. Maria ao FURO31.

Segundo Dr. Marlei, fazer o exame preventivo todos os anos salva vidas (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

Também se fez presente o médico e cirurgião, Dr. Marlei, marido da Dra. Maria Aparecida, que já exerceu a profissão durante alguns anos no município de Guaratinga. Dr. Marlei enfatizou para os alunos da Escola Renascer  1, que estavam presentes, a importância do estudo, usando como exemplo sua esposa, filha da terra. Sobre o tema da palestra, ele disse que “a importância do exame preventivo do câncer de mama e de colo de útero é um elemento salvador de muitas vidas. Nós médicos e pessoas da sociedade temos a responsabilidade de orientar e pedir para que as pessoas façam o seu exame preventivo pelo menos, uma vez por ano”.

Adriana Leles falando sobre sua luta contra o câncer de mama (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

Encerrando os testemunhos, foi a vez de mais um depoimento emocionante e admirável de outra guerreira que luta contra o câncer de mama, Adriana Leles.

Para finalizar, foram feitos sorteios de serviços de cabeleireiro no salão da Nielma e até mesmo exames mastológicos e ginecológicos, doados pela Dra. Maria Aparecida para todos os presentes. E para surpresa e alegria da mulherada o Dr. Marley ainda doou duas cirurgias plásticas. Todos os presentes ainda puderam saborear um delicioso coquetel.