Por FURO31, Adson Rodrigues
Na manhã desta sexta-feira (30), artistas do Território do Sisal e várias partes do país participaram da abertura da Semana da Cultura 2017, em Conceição do Coité. A concentração aconteceu na Praça da Babilônia e a Caminhada Cultural percorreu as principais ruas e avenidas convidando a população para prestigiar o evento.
Os repentistas Rafael Neto, de Sergipe, e Zé Francisco, de Pernambuco, abriram as apresentações. Zé Francisco comentou que se sente honrado em ter feito a abertura. Já Rafael, disse que investir cultura é valorizar a identidade do nordestino.
“Uma das maiores manifestações culturais do nosso nordeste é cantoria de viola e a literatura de cordel, que é mais antigo que o próprio Brasil, pois veio na mala dos colonizadores. Abrir um evento como esse é motivo de muita alegria e satisfação. É a terceira vez que participo aqui, e gostaria de parabenizar os organizadores que estão investindo em nossos valores, na cultura que tem a cara e a alma do nosso povo e dizer que Cultura não é gasto é investimento”, afirmou repentista e cordelista Rafael.
A Quadrilha Chico Bento, do distrito de Salgadália, também se apresentou nesse primeiro dia da Semana. O grupo é formado por crianças da comunidade e é coordenado por Ana Paula Cardoso. Para Graziela Nascimento e Denis Marques, 12 anos, integrantes da quadrilha, o que começou, como uma brincadeira hoje é motivo de muito orgulho.
“As crianças estavam na maior euforia para se apresentarem, porque na semana da cultura é mérito para poucos. Hoje em dia, muitas crianças não sabem o que é um reisado, samba de roda ou uma cantiga de roda e eventos como esse passa para as novas gerações essas culturas e tradições”, contou a coordenadora da quadrilha, Ana Paula.
A programação continua, as 19h30 acontecerá no auditório a Solenidade de Abertura com autoridades e logo após acontece o show com Flávia Marques.