Cia de Teatro Quaisquer Fulanos (Foto: Anizio Junior)


A Semana da Cultura de Conceição do Coité, Território do Sisal, continua movimentada. Nesta terça-feira (04) foi realizado, no auditório do Centro Cultural, o 4º Festival de Teatro, considerado um dos melhores da Bahia. A abertura do festival aconteceu com a apresentação de Demian Reis, ele que é historiador, ator e doutor em artes cênicas pela UFBA.

Demian Reis (Foto: Anizio Junior)

Com o tema “Nossa terra, nossos ancestrais!”, seis grupos de teatro disputaram os prêmios. Mas foi a peça dos Quaisquer Fulanos que levou o principal troféu da noite junto com a quantia de 2.000 reais.

Quaisquer Fulanos (Foto: Anizio Junior)

O enredo do grupo campeão relata aos poucos a sabedoria do personagem seu Teiú, sambador, que conversa com Conceição, uma jovem que tenta seguir os ensinamentos do velho, bandeirista. Ambos vão encontrando pessoas que os levam a conversar sobre posições religiosas, ideológicas, politicas, e culturais da cidade. Eles enxergam o sertão de uma forma mística, dando espaço a diversidade cultural e sugerindo a amplitude da cultura, através da mistura cultural dos tempos (antes, agora e depois).

(Foto: Anizio Junior)

Gabriel Olliver, diretor e ator, contou que participou de outras edições do festival, mas nunca tinha levado o prêmio principal. “Estou feliz em ganhar pelo Quaisquer Fulanos e mais ainda por subir ao pódio com o Cavaleiros Troianos pelo qual participei por outros anos no festival. Victor Matheus, Andreina Oliveira, Jota Carvalho, Karen Costa, Leví Ramos e Willians fazem o Quaisquer Fulanos acontecer, eu sozinho não sou nada”, disse Gabriel Olliver do grupo Quaisquer Fulanos.

Cavaleiros Troianos (Foto: Anizio Junior)

Cavaleiros Troianos ficou com 1.300 reais e segundo lugar. Já o grupo Cactus ficou com o terceiro lugar e 700 reais.

Cactus (Foto: Anizio Junior)