Por FURO31, Adson Rodrigues
Nesta sexta-feira (07), aniversário de emancipação política de Conceição do Coité, chegou ao fim à edição 2017 da Semana da Cultura de Conceição do Coité, que abrange todo o Território do Sisal. A cerimônia de encerramento aconteceu na praça da matriz com as apresentações das filarmônicas e o hasteamento das bandeiras. O evento reuniu a população e diversas autoridades.
“Gostaria de agradecer a todos que trabalharam nos bastidores da Semana da Cultura e que nunca são lembradas. Ficou lindo, a começar pela decoração, as manifestações todos os dias, embora, com chuva e frio, mas tiveram bastante participação popular e muito brilho. Eu fico feliz da gente ter realizado pelo quinto ano consecutivo essa Semana da Cultura, mostrando a arte, a cultura e as tradições de Conceição do Coité, para a Bahia e o Brasil”, disse o Prefeito Assis.
Por volta das 15hs, as filarmônicas Genésio Boa ventura (C. do Coité), 19 de março (Ácupe – Santo Amaro) e 4 de Janeiro (Itiúba) saíram da frente do Centro Cultural de Conceição do Coité e percorreram as principais ruas da cidade, finalizando o desfile na praça da Matriz.
“Fechamos com nosso famoso encontro de filarmônicas. Pudemos ver muita beleza, muita arte, e muita tradição. Gostaria de agradecer a toda a equipe da secretaria pelo empenho e organização da Semana da Cultura e agradecer, de modo especial, ao nosso colaborador Miguel que desde ao preparativo inicias ele participou de tudo. A Semana da Cultura foi trabalhosa, mas foi muito gratificante”, contou Perpétua Sampaio, secretária de Educação, Cultura e Esporte.
Na praça, as filarmônicas tocaram os hinos do Brasil e de Conceição do Coité enquanto o prefeito do município, Assis; a Vice-prefeita, Val e o Presidente da Câmara de Vereadores, Professor Danilo hasteavam as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Conceição do Coité, respectivamente.
“A gente conseguiu articular melhor o município de Conceição do Coité, bem como, o Território do Sisal. O tema da Semana da Cultura deste ano foi Território do Sisal: Lugar de Ser-Tão cultural. E esse nosso caldeirão, a nossa identidade baiana, esse nosso jeito de ser foi celebrado durante os dias 30 de Junho a 07 de Julho aqui em Conceição do Coité”, afirmou Fredson Costa, gestor do departamento de Cultura do município.
Ao final, todas as filarmônicas, juntas, tocaram os parabéns pelos 84 anos de Conceição do Coité.
O projeto da Semana da Cultura teve como proponente o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), órgão executor o Departamento de Cultura – DECULT – Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, e a parceria do Conselho Municipal de Cultural (Coité).