Por FURO31, Adson Rodrigues

Igreja ficou pequena para as últimas homenagens à Jésus (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


Nesta segunda-feira (12) a população de Guaratinga se despediu para sempre do advogado, ex-vereador e ex-prefeito de Guaratinga, Jésus de Almeida Moura, popularmente conhecido por Dr. Jésus. Ele morreu na noite de sábado (10) no Hospital da Bahia em Salvador por uma infecção generalizada.

O Culto celebrado pelo pastor Wilton Santos na Igreja Presbiteriana relembrou a trajetória de vida do ex-prefeito e causou emoção nos amigos e familiares.

Jésus Moura foi prefeito em duas oportunidades em Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

O caixão deixou a igreja às 15h30, no carro da funerária, com destino ao cemitério municipal no bairro Novo Horizonte. Durante todo trajeto era visto pessoas que acenavam e reverenciavam o cortejo.

(Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

O Vice-Prefeito, Ezequiel Xavier; os ex-prefeitos Ezequias Viana, Kenoel Viana e Manoel Porto (Néu do Táxi); os vereadores Jadel Galvão, Simone Almeida e Misael Gregório e outras lideranças regionais estiveram presentes para prestarem a última homenagem e confortar os familiares.

Caixão foi colocado no jazigo sobre cânticos religiosos (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Os proprietários do Grupo Brasileiro, Tarciso e Marizete Carletto, que começaram a empresa de transporte atuando em Guaratinga estiveram presentes no velório. O cantor Marcelo Marrone, representantes da loja maçônica, advogados e amigos da região também estiveram presentes.

Jésus construiu o Colégio Estadual de Guaratinga, que leva seu nome (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)

Biografia

Jésus de Almeida Moura nasceu no dia 22 de dezembro de 1940 na fazenda Pedra Colosso em Guaratinga, filho de José Ananias de Almeida e Iracema Moura de Almeida. Iniciou os estudos no povoado de Novo Horizonte, hoje Guaratinga, se transferindo para a cidade de Almenara, onde conclui o curso primário. Em Salvador, no tradicional colégio 2 de Julho concluiu o ginásio e iniciou o curso cientifico, vindo conclui-lo no também tradicional colégio Ipiranga. Formou-se em direito pela Faculdade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 1967. Foi casado com Maria Aparecida e desta união nasceram Frederico e Eduardo. Com sua segunda mulher, Rosa, teve João Paulo.

Jésus quando se elegeu Prefeito de Guaratinga pela primeira vez em 1977 (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)

Vida Política

Jésus Moura iniciou sua carreira política no ano de 1966, quando ainda era estudante de direito, tendo nesta época disputado a Prefeitura de Guaratinga, que em virtude dos afazeres estudantis não conseguiu se eleger. Contudo, continuou firme com seu ideal de servir o povo de sua terra, sendo eleito Prefeito de Guaratinga no ano de 1977.

Em sua gestão Jésus levou calçamento para todo bairro Novo Horizonte (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)

Através de uma administração profícua trouxe diversas obras para o município como a construção da BA-283, o Colégio Estadual, o Instituto de Educação, o prédio atual da prefeitura, o anfiteatro (hoje Centro Cultural), o Parque de Exposições e o calçamento do centro e do bairro Novo Horizonte.

Ezequias Viana, Jésus Moura e ACM Neto (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)

Com sua constante devoção à causa pública e pelos relevantes serviços prestados à comunidade, tornou-se não só o maior líder político do município, como de todo o extremo sul da Bahia.

Ademar Pinto e Jésus Moura (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)

Jésus Moura durante o hasteamento da bandeira (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)

Wilson Nunes, líder político na época, apoiou Jésus Moura na sua primeira gestão (Foto: Ademir Soares/Arquivo Pessoal)