Por FURO31, Adson Rodrigues

Missas marcam lançamento da campanha da Fraternidade e início da Quaresma nesta Quarta-feira de Cinzas (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


Duas missas marcaram o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 nesta Quarta-feira de Cinzas (14) em Guaratinga. A campanha tem esse ano como tema a “Fraternidade e superação da violência” e lema, retirado do Evangelho de Matheus capítulo 23, “Vós sois todos irmãos”. As celebrações pela manhã e pela noite deram início também ao período da Quaresma.

‘Superação da violência’ é o tema da Campanha da Fraternidade 2018 (Cartaz: Divulgação/CNBB)

A Campanha da Fraternidade acontece em todo o país, sendo uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), originada em 1964. De acordo com Frei Leonildo, a ideia da campanha é promover a paz, analisar os tipos de violência e o informar a comunidade sobre os serviços públicos existentes em prol da justiça, estimulando a participação social. “Muitas pessoas não sabem a quem buscar quando sofrem algum tipo de violência”, disse o religioso.

Quaresma

O lançamento da campanha se dá junto à Quaresma, período de 40 dias (até 29 de março) em preparação à data mais importante do ano católico, a Páscoa, que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Esse período de 40 dias da Quaresma é que se exercitam o jejum, a esmola e a oração com mais intensidade. A contagem se inicia sempre na Quarta-feira de Cinzas, com a celebração da missa de imposição das cinzas na testa dos fiéis.

Imposição das cinzas na testa dos fiéis (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

As cinzas, oriundas da queima de ramos do Domingo de Ramos anterior, são símbolo de reconhecimento da própria fragilidade e mortalidade humana.