Por ASCOM – Prefeitura de Guaratinga
A Prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, participou nesta segunda-feira (12) em Brasília, da solenidade para assinatura do Termo de Adesão ao Programa Internet Para Todos, que tem o objetivo de levar banda larga com preço reduzido a municípios sem acesso ou com acesso precário à internet.
O Internet para Todos, além da internet mais barata a população, também prevê levar banda larga a escolas, hospitais e postos de saúde, conforme o Ministério da Ciência e Tecnologia. No caso da parceria com o Ministério da Educação, a intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil escolas ainda em 2018.
Na cerimônia, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, assinou com prefeitos o termo de adesão ao programa.
O Governo Federal projeta que cerca de 40 mil localidades no país serão beneficiadas pela iniciativa, que oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos. Os municípios que entraram na primeira fase do ‘Internet para Todos’, começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia.
Caberá a prefeitura de Guaratinga indicar os locais onde serão instaladas as antenas, para distribuição do sinal de internet, bem como custear as despesas de energia elétrica e a segurança dos equipamentos.
A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, “somente com esse documento o Município estará habilitado a integrar o primeiro lote do Programa, a partir de maio de 2018”.