Por Bahia Dia a Dia e Giro de Notícias
Os professores da rede municipal de Guaratinga decidiram, em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (13) na sede da APLB-Sindicato, encerrar a greve. Com isso, o planejamento escolar para diretores e professores será iniciado nesta quarta-feira (14). Para os alunos, o ano letivo inicia na próxima segunda-feira (19).
A APLB havia recebido um comunicado de uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que determinou no início da noite de sexta-feira (09) a suspensão da greve dos professores e outros profissionais da rede municipal de ensino de Guaratinga, organizada pela APLB/Sindicato – Núcleo Garça Branca, e o retorno imediato às atividades escolares.
Na decisão, a justiça declarou que a paralisação iniciada pela categoria é abusiva. O desembargador José Cícero Landin Neto também determinou uma multa diária de três mil reais para o sindicato em caso de descumprimento.
Diante da decisão judicial e um clamor de alunos e pais pelo inicio das aulas, os professores mesmo sem receber os 50% do décimo terceiro salario relativo ao ano de 2017 decidiram pelo inicio das aulas.
As aulas no município ainda não haviam começado, devido a decisão dos servidores da Educação não retornar ao trabalho, por falta de pagamento de parte do 13º salário de 2017.
O Sindicato só foi informado da decisão judicial nesta segunda-feira. Assim que a coordenação recebeu o comunicado da decisão judicial convocou a categoria dos profissionais da educação para uma assembleia geral para junto decidir pelo inicio das aulas.