Por Guarananet, Estevão Silva

Palestra acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Vereadores (Foto: Divulgação)


Nesta sexta-feira (18) o militante revolucionário, escritor e poeta Antônio Pinheiro Sales estará realizando uma palestra bastante interessante, com o tema: “A ditadura Militar e os Tempos Atuais” a partir das 19h, no auditório do Instituto de Educação em Guaratinga. O evento contará também com uma roda de bate-papo com Pinheiro, sobre as lutas por justiça e mudanças sociais no Brasil.

UM POUCO SOBRE O PALESTRANTE:

Antônio Pinheiro Salles nasceu em Minas Gerais e quando tinha quatro anos sua família se mudou para Guaratinga (ainda com o nome de Novo Horizonte). Em 1962 elegeu-se vereador no recém-emancipado município. É também bacharel em direito e jornalista profissional. Passou nove anos (1970 a 1979) nos cárceres da ditadura no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde conheceu na carne os mais absurdos métodos de tortura. Com a abertura política, Pinheiro retornou à região, lançou diversos livros, dentre eles “Confesso que peguei em armas” e “O amor amordaçado.” Os relatos de Pinheiro Salles fazem parte do livro “Ninguém pode se calar” (2014), 94 páginas, com prefácio do advogado José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça. Ele tem vários livros publicados e nunca se distancia das lutas politicas da classe trabalhadora.

O evento é uma iniciativa do Departamento de Cultura, articulado com assessor jurídico Francisco Pinheiro, sobrinho do palestrante, que recebe apoio total da prefeitura municipal de Guaratinga e Câmara de Vereadores.