Por Informe Bahia

Por conta da baixa cobertura vacinal contra a gripe, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação até o dia 22 de junho. Esta já é a segunda vez que a campanha tem o fim adiado, inicialmente terminaria no dia 1° de junho, mas por conta da greve dos caminhoneiros passou para o dia 15 de junho e agora a data foi novamente mudada.


Os casos de gripe em 2018 já são o dobro do mesmo período do ano passado, de acordo com o órgão que diz que a situação provocou alerta. A preocupação do Ministério é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe.

Também é preocupante o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o último levantamento, 11,8 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe. Desde o início da campanha, em 23 de abril, 77,6% da população prioritária buscaram os postos de saúde.

Em Valente, todos os Postos de Saúde disponibiliza a vacina para o público prioritário até o final da Campanha.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos Estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos