Por FURO31, Adson Rodrigues
O segundo dia da Semana da Cultura foi recheado de novidades. A programação começou cedo com a exposição de carros antigos, mas a estreia dos festivais de gastronomia e de música autoral foram os momentos mais aguardados do sábado (07).
Pela manhã o público pôde tirar muita foto no 5º encontro de carros antigos que estão em exposição na praça da babilônia e faz parte da Semana da Cultura. Depois foi a vez do festival de gastronomia chamar a atenção do público com vários pratos tipos da culinária regional.
O sorvete de maracujá de mato com licuri deu a Aline Cardoso o prêmio de mil reais como melhor prato do festival de gastronomia. “Eu esperava ganhar o terceiro lugar, porque apresentei sorvete e as pessoas sempre preferem pratos salgados. Estou feliz com esse prêmio e com o dinheirinho quero comprar materiais para fazer o curso de gastronomia”, contou a vencedora.
Tassiane Costa que apresentou a feijoada do sertão ficou com o segundo lugar levando oitocentos reais e Jardel Costa com seu cordeiro a moda nordestina ficou com o terceiro e quinhentos reais.
A tarde ficou com conta de apresentações de filarmônicas vindas de várias partes da Bahia. A banda cover dos Mamonas Assassinas fez o esquenta com duas horas de muita música animando o público para o festival de música autoral. Com cerca de 21 candidatos o festival de música autoral lotou a praça da babilônia até a madrugada deste domingo.
Mesmo com jurados especialistas em música, não foi fácil avaliar os candidatos talentosos como contou Enoque Manoel, licenciado em música pela UFBA. “Tivemos que focar em algumas tendências musicais que poderiam surgir. Esse festival é pioneiro no território do sisal é uma vitrine, dando oportunidade a muitos bons compositores. Estão de parabéns não só os ganhadores, mas todos os participantes que mostraram o potencial que essa região tem”, afirmou Enoque.
Com a música ‘Voz do Serão’ que conta a história dos seus avós a jovem Damares Rodrigues levou para casa o troféu de primeiro lugar e mil e quinhentos reais. “Estou honrada. Voz do sertão é a história dos meus avós. Não sou o zé, nem a maria, mas sou filho deles e posso cantar isso com muita verdade e esse foi o intuito desde sempre. Cantar o sertão e a realidade vivida no sertão”, desse a ganhadora.
O segundo lugar ficou com Nivaldo Helio pela canção ‘O passageiro da revolução’, ganhando o troféu e mil reais. O terceiro lugar ficou com Edvaldo Oliveira, mais conhecido como Duguinho do Acordeon, que ficou com o prêmio de quinhentos reais. Ele que no ano passado ganhou na categoria de sanfona, e na edição deste ano da Semana de Cultura concorreu pela categoria de música autoral.
“Bom demais! Graças a Deus estou mais um ano entre os finalistas. Esse ano não teve o festival de sanfona, mas pude participar como compositor e tocando sanfona. É mais um prêmio para colocar na estante”, declarou Duguinho.
E neste domingo à partir das 9h da manhã a programação está voltada para a criançada que terá a rua de lazer. Assim as ruas em torno da praça da babilônia ficam fechadas para dar espaço a vários tipos de brinquedos para criançada. Às 15h deste domingo ainda tem o festival de quadrilha, um dos festivais mais disputados nas edições anteriores.
A Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité: Circuitos das Artes do Sisal tem como proponente o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité e apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado do Governo do Estado da Bahia.