Por FURO31, Adson Rodrigues
Uma multidão lotou a Praça da Babilônia neste domingo (08), terceiro dia da Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité. Com brinquedos para as crianças e o Festival de Quadrilha Junina, a programação agradou a população.
Pela manhã a semana da cultura estava voltada para o público infantil, com brinquedos e oficinas totalmente gratuitas para a criançada.
João Morais trouxe seu filho para brincar e revelou que a Semana da Cultura promove a interação de várias gerações. “Nós pais percebemos a alegria das crianças em brincar e interagir com as outras em um momento especial como esse. A semana da cultura é isso, interação para todas as idades, desde as brincadeiras das crianças até a cultura do repente, mais antigo”, disse.
À tarde sete equipes se apresentaram no festival de quadrilhas. Foram quatro horas de muito sorriso no rosto, brilho e sincronia nos passos para impressionar os jurados. A jurada Janahina Cavalcante disse ficar encantada com as apresentações e teve dificuldade para avaliar.
“Tivemos muito trabalho para julgar porque as quadrilhas são muito boas, bem organizadas, estruturadas, ensaiadas foi uma disputa ponto à ponto. Trabalhos lindos como esses que encantam e vão encantar muitos se continuarmos com esse fomento de festival de quadrilha no território do sisal.”, afirmou.
“Só Deus sabe a dificuldade de estarmos aqui e vencer em terceiro lugar foi a satisfação de dar continuidade ao projeto do Arraiá JC”, disse Cleiton Silva, representante da quadrilha Arraiá JC que ficou com 138 pontos e levou para casa mil reais.
“É o primeiro ano que os quadrilheiros do Quijingue Me Veste estão na semana da cultura. São todos novos, adolescentes de baixa renda, e apesar das dificuldades, nós conseguimos trazê-los elevando a autoestima deles. E assim eles se dedicaram ainda mais, é isso que vale a pena”. Declarou Sinária Cavalcante, representante da quadrilha Quijingue Me Veste que obteve 140 pontos e levou para casa mil e quinhentos reais.
O primeiro lugar ficou com os Quadrilheiros do Sertão que contaram a história de Nossa Senhora Aparecida. “Foi um prazer termos vindo apresentar nosso trabalho em Conceição do Coité, foi algo que surgiu pelo convite de Mailon Souza, tesoureiro do CPECC. O trabalho da gente no povoado de Algodões em Quijingue é bastante cultural e a comunidade hoje é referência através da quadrilha”, revelou Roni Brito, produtor dos Quadrilheiros do Sertão, que ganhou com 150 pontos dois mil e quinhentos reais.
Bruka Brukutus finalizou as atividades do terceiro dia. A programação da Semana da Cultura continua nesta segunda-feira com Cine 3D, visita ao planetário, exposições e o festival de dança.
A Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité: Circuitos das Artes do Sisal tem como proponente o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité e apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado do Governo do Estado da Bahia.