Por FURO31
A segunda-feira (09), quarto dia da Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité foi marcado por experiências, formações e muito gingado.
O Cine 3D e a visita ao planetário atraíram alunos de várias escolas do município. Muitos deles puderam ter pela primeira vez acesso a esse tipo de tecnologia. Nossa reportagem conversou com alguns desses alunos.
“Eu me assustei. No filme parecia que o bicho estava na nossa frente e iria me pegar”, revelou a pequena Bruna de 9 anos da escola Raquel de Queiroz.
“Gostei. Eu vi o oceano, foi uma diversão para mim e meus colegas. Quero vir de novo”, disse Luana Nascimento, 9 anos, também da escola Raquel de Queiroz.
A Semana da Cultura também é um espaço de formação. Com isso, na segunda-feira aconteceu o primeiro encontro do curso em gestão cultural. Ministrado por Sandro Magalhães e Mirnah Leite que explanaram conhecimentos de onde e como fomentar cultura, além de preservar a cultura raiz.
A programação finalizou à noite, com o festival de dança. A competição foi dividida em duas categorias: a primeira composta de apresentações em grupo, e a segunda, em dupla.
Na disputa da primeira categoria, cinco grupos de vários municípios do Território do Sisal se apresentaram, mas foi o grupo de Conceição do Coité que ficou com o título e o prêmio de 2.000 reais. O grupo Enigma da Dança abordou em sua apresentação o preconceito com o movimento LGBTQ+.
“Abordamos o LGBTQ+ porque é movimento que tem toda uma luta de resistência. Quero agradecer aos meninos que fazem parte do grupo que se dedicaram nesses 22 dias de ensaios pesados”, agradeceu o coreógrafo e dançarino Willians Pretoh.
O troféu de vice-campeão e o prêmio de 1.000 reais ficaram com o grupo Os Pés de Cana, do povoado de Salgadália, e o terceiro lugar ficou com o grupo Angels Dance, do município de Tucano.
Na segunda categoria, cinco duplas se apresentaram. Layla e Vitória do grupo Angels Dance levaram o troféu de primeiro lugar, e o prêmio de 800 reais.
“A dança para a gente é como se fosse uma segunda forma de ver. Representamos aquilo que a gente dança”, revelou a ganhadora Layla Moura.
“Foi muito emocionante e difícil para chegar até aqui”, destacou Vitória Portela.
O prêmio de 500 reais e o segundo lugar também ficou com o grupo Angels Dance através da dupla Victor e Janine. Conversamos com a professora do grupo, Giltânia Carvalho, para entender qual é o segredo de levar três prêmios no festival. “Pensamos em mostrar algo da resistência, mas que fosse diferente, pudesse impactar e ficasse na cabeça das pessoas. Assim que as meninas se apresentaram, as pessoas chegaram para elogiar pelos arrepios que foram causados através da dança e o jeito que elas puderam mostrar a liberdade de expressão delas”, afirmou a professora.
A dupla de Conceição do Coité Carlos e Milena levaram 200 reais e o terceiro lugar.
A programação continua nessa terça-feira (10) com oficina de música, fotográfica e dança de rua, além dos festivais de poesia e teatro.
A Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité: Circuitos das Artes do Sisal tem como proponente o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité e apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado do Governo do Estado da Bahia.