Por FURO31
A Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité continua movimentada. Nesta terça-feira (04) foi realizado oficinas e os festivais de poesia e teatro.
Pela manhã a população pode participar do momento de formação com oficinas de fotografia e dança de rua e o segundo dia do curso de gestão cultural.
O fotografo Toni Carvalho, que no ano passado expôs seu projeto fotográfico na Semana da Cultura, foi convidado nesta edição para ser oficineiro de fotografia, ampliando o âmbito educativo realizado durante dois dias. “Havia uma expectativa de uma segunda exposição, mas achei melhor fazer um trabalho de formação porque a Semana da Cultura também é espaço para isso”, disse.
“Nossa, foi incrível! Trocamos muitas experiências com o pessoal de Coité. Não conhecíamos a cidade, a gente veio participar dessa semana incrível e ministrar essa oficina de dança de rua”, contou Davi do Grupo Insight.
À tarde teve início o festival de poesia onde o público pôde se emocionar. A poesia ‘Visões de um presente’ deu ao coiteense Gabriel de Oliveira o primeiro lugar, com o prêmio de 1.000 reais. Ele sempre esteve entre as primeiras colocações, desde as duas últimas edições do festival. Em 2016 em primeiro e 2017 em segundo lugar.
“Ano retrasado escrevi com o coração e fiquei em primeiro lugar. Ano passado escrevi com o intuito de ganhar, mas acabei ficando em segundo. Esse ano eu escrevi novamente com o coração para tocar as outras pessoas e por isso que veio naturalmente o primeiro lugar”, relatou Gabriel.
O segundo lugar com o prêmio de 600 reais ficou com Vinícius Cardoso, do distrito de Salgadália, com a poesia ‘União negra’. E o terceiro lugar com 400 reais foi para a poesia ‘Tudo aquilo o que quero’ de Gustavo Oliveira.
À noite foi a vez do festival de teatro que lotou o auditório do Centro Cultural Ana Rios de Araújo. O grupo Cavaleiros Troianos conquistou o primeiro lugar e 2.000 reais com a peça ‘Uma carta para o barão’ que tratou dos direitos e da identidade brasileira.
“Queríamos falar do brasileiro, a superação do trabalhador, a luta do caminhoneiro, a luta do povo. Quando vimos retribuição do público cantando o hino, a gente tinha certeza que a mensagem foi passada”, afirmou Cleison Carvalho, ator do Cavaleiros.
O segundo lugar com o prêmio de 1.300 reais ficou com o grupo Cênico de Teatro Filhos de Cangaço com a peça ‘Saber de Cor’. O troféu de terceiro lugar com 700 reais ficou com o grupo Quaisquer Fulanos que apresentaram a peça ‘Alameda do Éden’.
A programação da Semana da Cultura continua nesta quarta-feira (11) com exposições de artesanato e literatura, oficinas, apresentações e o festival de manifestações populares.
A Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité: Circuitos das Artes do Sisal tem como proponente o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité e apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado do Governo do Estado da Bahia.