Por FURO31

Assembleia foi realizada na sede do SIPUG nesta segunda-feira (6) (Foto: Divulgação/SIPUG)


Os filiados do Sindicato dos Servidores Públicos e Câmara de Guaratinga (SISPUG) decidiram realizar uma nova paralisação de 24h na próxima segunda-feira (13) caso a prefeitura do município não efetue o pagamento semestral do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) pela terceira vez este ano. De acordo com SISPUG, está previsto em lei que o dinheiro do programa é repassado aos funcionários da saúde até o último dia do mês de junho.

“No início do mês de julho, a secretária de saúde, Siderlândia Carmos, solicitou um prazo maior e oficializamos um acordo em que o pagamento do PMAQ, já em atraso aconteceria até o fim de julho. O prazo acabou e os servidores continuaram sem receber”, informou Sária Mota, presidente do SISPUG ao FURO31.

Nesta segunda-feira (6) serviços em postos de saúde, secretarias e outros setores do município foram suspensos por 24h devido a reivindicação da categoria.

Durante a paralisação a prefeitura de Guaratinga apresentou uma nova proposta, nela diz que o município realizará o pagamento até o dia 10 de agosto. Uma assembleia foi convocada pelo SISPUG ainda na segunda-feira e ficou definido que a categoria aceitaria a proposta, mas caso não aconteça o pagamento no dia 13 de agosto haverá uma nova paralisação de 24h, podendo ser prorrogado para uma greve geral a partir do 15 de agosto.

“Parece que estamos retrocedendo em todos aspectos e isso nos entristece, pois estamos sempre em buscar dos nossos direitos. Está dando a entender que não estamos sendo ouvidos, mas lutaremos sempre”, revelou Sária Mota.

Ao FURO31 a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o atraso aconteceu devido a questões internas de ordem burocrática, mas garantiu que até sexta-feira (10) todos os servidores que recebem pelo PMAQ terão seus salários em conta.