Por FURO31, Adson Rodrigues
Crianças do povoado de Riacho da Serra tiveram um dia de muita diversão nesta sexta-feira (12) em Conceição do Coité. Intitulado projeto ‘Colorir’, a iniciativa independente levou apresentações artísticas, jogos, brincadeiras com premiações e distribuiu brinquedos para os pequenos da comunidade.
“O projeto colorir tem como objetivo de oferecer momentos de descontração, socialização, desenvolvimento e estimular a criatividade de crianças de comunidades rurais através do resgate de brincadeiras. Esse é o terceiro ano que proporcionamos um dia das crianças assim”, disse Vanusa Silva, uma das organizadoras, a reportagem do FURO31.
Ela ainda explicou o motivo da escolha do povoado. “Escolhemos Riacho da Serra porque já trabalhei aqui como orientadora social e Clessi de Jesus, outra idealizadora do projeto, nasceu aqui. Sabemos também da realidade do distrito que nunca teve um evento social desse tipo”.
A programação começou pela tarde com apresentação do grupo de teatro Cavaleiros Troianos que, vestidos de palhaços, fizeram apresentações que soltaram o riso de crianças e também dos adultos.
“Gostei muito da história dos palhaços que se fingiram de mortos para ganhar dinheiro. Eu nunca tive um dia das crianças legal como esse”, declarou a pequena moradora do povoado Jhenifer Silva.
Em seguida, os palhaços realizaram diversas brincadeiras como dança da cadeira, dança da cordinha, estátua entre outros.
“Muitas crianças tiveram o contato pela primeira vez com palhaços, pula-pula e brincadeiras, coisas assim nunca aconteceram em Riacho da Serra. Hoje em dia, as crianças só quererem saber de celular e tablet e esquecem que podem ser felizes sem os aparelhos”. Contou Marileide Carmo Mercês que levou o neto Michel de 4 anos para brincar.
Ao final, os organizadores distribuíram cerca de 120 brinquedos, 70 pacotes de doces e pipocas e 120 cachorros-quentes para os presentes.
Todo o evento foi planejado e organizado por uma assistente social, duas psicopedagogas, duas vendedoras, uma costureira, um eletricista, três donas de casa e um lavrador. E contou com o apoio do vereador Pedrinho da Sambaiba (PRB), grupo de teatro Cavaleiros Troianos e do FURO31.