Por FURO31, Adson Rodrigues, Aíres Mota, Débora Santana e Gessy Araújo

Público na fila esperando a abertura do portão da OtakuMIX (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


A calçada do Colégio Polivalente ficou pequena para os fãs de animes, HQ’s, mangás e youtubers que esperavam desde as 7h da manhã para entrar no OtakuMIX neste domingo, (21) em Conceição do Coité.

“Eu gosto bastante de anime, me considero otaku, e pelas coisas que vendem, cheguei aqui por volta das 7h25. Queria ser o primeiro!”, disse Hiago Rios de 13 anos ao FURO31.

Stande de vendas da OtakuMIX (Foto: Aíres Mota/FURO31)

Por volta das 9h30, quando os portões foram abertos, a galera logo correu para os standes de vendas de camisas, revistas em quadrinhos, bonecos, etc. Logo em seguida, as salas de jogos foram liberadas com disputas de dança (Just Dance), luta (swordplay), ping-pong, vídeo game (Naruto), karaokê, desenho e jogo online, League of Legends (LOL).

O OtakuMix também se destaca na promoção da diversidade, abrindo espaço para grupos culturais como Orquestra Santo Antônio, Enigma da Dança, entre outros que se apresentaram. O evento contou ainda com demonstrações de terapia através de hipnose e um espaço para relaxamento (espaço zen) com especialistas da região.

Hipnoterapeuta Tiago D’eça realizou uma demostração coletiva (Foto: Gessy Araújo/FURO31)

“No começo é muito louco, você não acredita que vai dar certo, mas quando ele falou durma eu dei uma relaxada tão boa que senti uma paz”, contou Amanda Mamede, de 16 anos, que foi hipnotizada coletivamente pelo hipnoterapeuta Tiago D’eça.

Um momento bastante aguardado foi as apresentações dos youtubers “Dbraz” e “Seu Pimenta” que produzem conteúdo nerd em seus canais. O público pôde assistir ao show de stand up, perguntar e tirar fotos com os ídolos.

“É massa ver que não só na capital, mas outras cidades do interior estão rolando eventos para reunir a galera nerd, otaku, geek para jogar, dança, trocar ideias, comprar coisas e resenhar. Eu acho essas iniciativas muito massa, principalmente porque tira o menino de casa, que as vezes não tem um lugar para conversar com seus semelhantes. Você faz uma referência com game, as vezes o amigo da escola não entende, mas quando o gurí está em um espaço como esse, todo mundo se entende”, contou Seu Pimenta ao FURO31.

Youtuber ‘Seu Pimenta (Foto: Gessy Araújo/FURO31)

“Gostei bastante de fazer o show aqui, o acolhimento da galera é sensacional, a produção do evento também. A OtakuMix dá de dez a zero em muitos eventos aí. Não sabia que tinha esse evento, soube que é a sétima edição e mesmo com a chuva a galera compareceu. Eu tô ligado que em Coité nem chove direito, faz um calor da peste,” finalizou brincando o youtuber.

Na sequência aconteceu a competição de cosplays, que neste ano teve R$ 900,00 em premiações. O primeiro lugar ficou com a jovem Laís Araújo, com a personagem Xayah de LOL.

Finalistas do concurso de cosplay 2018. Da esquerda para a direita, terceiro, segundo e primeiro lugar. (Foto: Aíres Mota/FURO31)

“Não imaginava ganhar o concurso de cosplay. Na hora da apresentação estava nervosa, estava tremendo”, revelou Lais.

Com quase 10 horas de evento, Tiaggo Lima, um dos organizadores da OtakuMIX comemorou. “Sete anos tentando se superar, corrigir os erros e oferecer o melhor valorizando a diversidade, identidade e fazendo com que as pessoas tenham acesso a culturas diferentes. É uma sensação de dever cumprido”, finalizou.

Ganhadores dos Campeonatos:

LOL

1° Lugar – Bruno Carneiro

VIDEO GAME

1° Lugar – Gabriel Santos

SWORDPLAY

1° Lugar – Emmanuel Lima

DESENHO

1º Lugar – Almir Neto

COSPLAY

1° Lugar – Lais Araújo