Vila da Brasil Ride em Guaratinga levará o nome do Banco Santander (Foto: Arquivo / Brasil Ride)

O novo acampamento que esta sendo construído para receber os atletas da Brasil Ride Bahia na cidade de Guaratinga se chamará “Vila Santander Brasil Ride”. A nova nomenclatura se deve ao fato que o Banco Santander passou a ser o novo patrocinador das provas da ultramaratona de mountain bike em 2021 que acontecerá entre os dias 7 e 13 de novembro.


“O envolvimento com a prática esportiva, atividades físicas e qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs é uma premissa do Santander. O ciclismo é mais uma modalidade que estamos nos conectando por meio dos nossos valores e ações, como a revitalização da ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo e a inauguração da Parada Santander, no mesmo local. Temos certeza que a parceria com a Brasil Ride, reconhecida mundialmente, é um passo fundamental nesse relacionamento com a modalidade e experiência no esporte ao ar livre”, ressalta Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

“O apoio e envolvimento do Santander com a Brasil Ride e o ciclismo como um todo destaca claramente o valor que vê na Brasil Ride, que foi comparada a Grand Tours internacionais, como Giro de Itália do Mountain Bike. Sinto orgulho de ter um parceiro que está entre os três maiores bancos do Brasil e o Santander ser reconhecido como o banco mais sustentável do mundo pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade”, disse o fundador da Brasil Ride, Mario Roma.

A vila em Guaratinga já está em fase final de construção e irá abrigar os ciclistas durante quatro dias. O local é uma verdadeira cidade para 1.100 pessoas, em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, onde são servidas 5.400 refeições de alto padrão, sucos e sobremesas. Conta com uma estrutura gigantesca, com 80 toneladas de equipamentos, montada em uma área de 10 hectares para quatro dias de provas.

São 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribuem 800 mil litros de água para diversas áreas do acampamento/cidade, tendas para restaurantes, incluindo uma para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, tendas de patrocinadores e uma carreta médica, com leitos e UTI. 

Durante dois meses, a equipe do evento transforma uma área de pasto para o gado em uma cidade completa, com fiação subterrânea, áreas para alimentação, banhos e banheiros e três áreas diferentes com barracas para atletas, estafe e equipe de alimentação.

Programação das 7 etapas da ultramaratona:
1ª etapa, dia 7/11 – 19,5 km e 294 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
2ª etapa, dia 8/11 – 143 km e 2.653 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 
3ª etapa, dia 9/11 – 67 km e 1.432 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 10/11 – 100 km e 2.527 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 11/11 – 135 km e 1.974 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 12/11 – 31,7 km e 564 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 13/11 – 46 km e 532 m de altimetria em Arraial d’Ajuda