A chuva que cai desde a tarde de ontem (07) em Guaratinga causa transtornos e prejuízos desde a madrugada desta quarta-feira (08). A precipitação constante fez rios transbordarem, causou dezenas de alagamentos, destruiu plantações, abriu crateras e levou parte de estradas vicinais.
As primeiras informações dão conta que três pontes na zona rural já foram destruídas pelas fortes chuvas no município. Nos povoados de Buranhém e São João do Sul, casas foram alagadas e diversos moradores tiveram que abandonar o local e se abrigarem em escolas.
O telhado e parte da parede de uma residência caiu sobre o prédio do Cras de São João do Sul, felizmente ninguém se feriu.
Pela manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o grau de severidade das chuvas em Guaratinga para alerta vermelho com volume de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia até as 10h da manhã de quinta-feira (09).
O coordenador da Defesa Civil de Guaratinga, Jurandi Marques, informou que a população deve se prevenir e permanecer em locais seguros em caso de fortes temporais e que qualquer risco deve ser comunicado à Defesa Civil pelos telefones 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
Ao FURO31, a Prefeita Marlene Dantas disse que montou um comité de crise formada por várias secretarias como Administração, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente e Turismo, para fazer um levantamento dos locais e famílias atingidas e tentar solucionar os problemas gerados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias e que se intensificou nesta quarta-feira (08).
A gestora ainda se mostrou preocupada com famílias que moram próximas aos rios, tanto dos povoados, quanto da cidade, que correm sérios riscos de serem afetados pelas enchentes e que avalia a necessidade de decretar situação de emergência no município.
Mais informações a qualquer momento.