Cerca de 200 estudantes acompanharam de perto o fundador da Santander Brasil Ride, Mario Roma (Crédito: Fábio Piva / Brasil Ride)

Na tarde desta quinta-feira, dia 21, mais uma ação social do Instituto Brasil Ride foi realizada em Arraial d’Ajuda: uma palestra para alunos das escolas do distrito. Cerca de 200 estudantes acompanharam de perto o fundador da Santander Brasil Ride, Mario Roma, além de 6 convidados super de especiais – os campeões mundiais Henrique Avancini e Tiago Ferreira; a campeã e também professora portuguesa Celina Carpinteiro; a policial mineira Carol Coleman; o médico José Cruvinel Neto e portossegurense Ryan Braz.


Todos eles tem em comum a transformação que o esporte – em especial o ciclismo fez em suas vidas. Mário apresentou cada um dos convidados e contou um pouco sobre suas trajetórias na MTB.

A palestra contou com a participação de pessoas que foram transformadas pelo esporte
(Crédito: Fábio Piva / Brasil Ride)

Celina é professora e já participou de cerca de 8 competições das 12 edições do Brasil Ride. “Essa ultramaratona é a mais espetacular e onde presenciei coisas inimagináveis. O brasileiro é um povo acolhedor. Foi aqui que fiz história, vivi emoções e aprendi o amor pelo esporte, o que não se vê em outros locais”, declarou.

Carol foi uma das vencedoras da edição Espinhaço e por pouco não pode participar da edição na Bahia. “Se não fosse por pessoas que abraçaram a minha causa, não teria como chegar aqui. Recebi ajuda de muitas pessoas, que se emocionaram com o meu propósito e estou aqui para viver mais esta experiência na Brasil Ride”, comentou.

José é médico e chegou à Brasil Ride com a meta de emagrecer. “Sou sempre o último a chegar, mais conhecido como peba. A ultramaratona mudou minha vida em diversos aspectos: me trouxe saúde, amigos e me ajudou a entender o real sentido da vida. Hoje entendo como o esporte transforma. Passei de obeso e pessoa que vivia para trabalhar a alguém que ama a vida e que hoje entende que pode ser profissional e ter vida pessoal”, salientou.

Atletas contaram um pouco de suas histórias e mostraram como o esporte transformou suas vidas (Crédito: Fábio Piva / Brasil Ride

Elite – Tanto Tiago Ferreira quanto Henrique Avancini também tiveram desafios. O primeiro era muito alto e poucos achavam que ele ‘levava jeito’. Avancini já tinha o sonho de ser grande, desde pequeno, quando escrevia em sua camiseta, marcas famosas de patrocínio, quando ainda treinava em uma bicicleta ‘montada por seu pai’.

“Eu provei para as pessoas ser melhor. Abandonei os rótulos e segui meus sonhos. Temos que construir o nosso caminho e deixar de lado o que os outros acham”, declarou Tiago.
Ryan Braz, não é atleta, mas teve a vida transformada pelo ciclismo, quando foi abraçado pela Brasil Ride, ao ter apoio do Instituto para a cura de um câncer. “Duvidei diversas vezes da cura, mas tinha o apoio para continuar seguindo. Por isso, nunca desisti”, relatou.

Ana Luiza Costa Souza, tem 13 anos e o desejo de ser jornalista. “É primeira vez que participo do evento. Eu gostei bastante desse bate papo e de todas as histórias inspiradoras que ouvimos aqui”, disse.

A professora de Língua Portuguesa, Andrea Oliveira, disse que o encontro foi importantíssimo pela oportunidade de todos ouvirem as experiências. “É motivador para os alunos ouvir pessoas que enfrentaram desafios e conseguiram alcançar seus objetivos e sonhos. Acho importante ter o esporte como um protagonista que pode os tirar de vias erradas. Sem dúvida foi valioso para eles”, comentou.

A Santander Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

As 7 etapas da ultramaratona:

1ª etapa, dia 23/10 – 21,6 km e 404 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
2ª etapa, dia 24/10 – 128 km e 2.660 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 
3ª etapa, dia 25/10 – 57,4 km e 1.070 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 26/10 – 101 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 27/10 – 135 km e 2.200 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 28/10 – 30,0 km e 496 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 29/10 – 39,6 km e 465 m de altimetria em Arraial d’Ajuda