A cheia do Rio dos Frades fez com que as autoridades de Guaratinga interditassem na manhã desta segunda-feira (24) o desvio provisório que dá acesso aos povoados de Barra Nova e Cajuíta pela rodovia BA-686.
De acordo com a Defesa Civil do município, o desvio está interditado por tempo indeterminado como precaução, após o rio subir dois metros. Assim que o nível do rio diminuir, a Defesa Civil fará uma nova inspeção para avaliar a possibilidade de liberação.
O trajeto da sede de Guaratinga com destino aos dois povoados, cinco assentamentos e propriedades rurais está sendo feito pela BA-126, via Itabela. A rota é de aproximadamente 70 km.
ENTENDA O CASO
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) construiu no mês de maio o desvio provisório há pouco metros da ponte de madeira da Represa que desabou com a passagem de um caminhão-baú, no dia 14 do mesmo mês.
Desde 2019, há um projeto do Governo do Estado para construir uma ponte de concreto no local, mas a obra nunca chegou a ser executada. O valor da obra chega a aproximadamente R$ 2 milhões e o prazo de entrega era de 180 dias.
Em 2020, a ponte já chegou a ser queimada como forma de protesto por moradores. No mesmo ano, a então prefeita Christine Pinto chegou a pedir urgência e considerou a obra utilidade pública.
Para a implantação de uma nova ponte no local, a Seinfra disse que abriu um novo processo licitatório no mês de fevereiro deste ano e não houve empresas interessadas na execução dos serviços. Um novo aviso de licitação da obra foi publicado em maio.
Em 2019, uma licitação para a implantação do equipamento havia sido aberta e o contrato da obra foi rescindido em março de 2021.