Adab notifica estabelecimento de Guaratinga por reutilizar embalagens de agrotóxicos para armazenar objetos (Foto: Divulgação)

Uma fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) notificou na última segunda-feira (07) um estabelecimento comercial de Guaratinga que reaproveitou embalagens vazias de produtos agrotóxicos de forma incorreta para armazenar ferramentas e outros objetos. A ação foi realizada em conjunto com policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PS).


Segundo a Adab, durante a vistoria foram encontradas nas prateleiras cerca de 34 vasilhames de 20 litros e 07 recipientes de 05 litros que estavam cortados e sendo reaproveitados. O proprietário foi autuado pelo técnico da ADAB por estar em conflito com a Lei Federal Nº 7.802/18, que trata do destino final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos.

A ação foi realizada em conjunto com policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Fotos: Divulgação/Cippa)

De acordo com legislação vigente no Brasil, o produtor deve realizar a lavagem da embalagem de agrotóxico por três vezes após o uso, precisa inutilizar (furar) o recipiente e guardar o vasilhame em local isolado até ser recolhido pela Adab ou levado até um ponto de coleta autorizado. Sempre seguindo as recomendações e instruções dos órgãos sanitário-ambientais competentes. O produtor e as lojas não podem ficar com a embalagem.

Ao FURO31, a empresa notificada informou que não comercializa ou armazena produtos agrotóxicos e que sempre buscou atuar dentro da legalidade. Ela disse ainda que as embalagens encontradas são antigas e estavam devidamente lavadas. Por fim, a empresa comunicou que todos os vasilhames foram recolhidos da loja e foram armazenados em local apropriado, até que sejam encaminhados à Adab, como previsto em lei.