A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou nesta quarta-feira (16) o seu termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada 2023/1, cuja seleção é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) através do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o termo de adesão, a oferta total da UFSB é de 1.425 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2023. As oportunidades estão distribuídas por 48 opções de cursos de graduação ministrados nos campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
Do total das vagas, 1.111 estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, essas vagas são exclusivas para estudantes de escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Além disso, a UFSB reserva 135 vagas para o cumprimento das ações afirmativas da instituição. Outras 179 vagas são ofertadas em ampla concorrência, ou seja, para o público em geral.
Como a seleção do SiSU é feita tradicionalmente com as notas da última edição do Enem, poderão participar do SiSU 2023/1 os estudantes que fizerem as provas do Enem 2022. No entanto, não poderão se inscrever os estudantes que fizerem o exame na condição de “treineiros”.
A aplicação do Enem 2022 teve início no último domingo (13). No próximo domingo, dia 20 de novembro, o Inep realizará o segundo dia de provas. O órgão ainda não informou a data de divulgação do resultado do exame.
De acordo com o MEC, o edital do SiSU 2023/1 será liberado após a divulgação do resultado do Enem 2022. O período de inscrição do programa está previsto para ser em fevereiro de 2023. Acesse o termo de adesão da UFSB para mais detalhes.