Jerônimo Rodrigues anuncia primeiros secretários do novo governo da Bahia (Foto: Adriel Francisco)

Na tarde desta segunda-feira (19), o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou no auditório da Desenbahia, em Salvador, os nomes que vão assumir onze secretarias de Estado e da Chefia de Gabinete do Governador a partir de 2023. Três nomes do governo Rui Costa se manterão nas pastas que já são titulares, e duas atuais secretárias vão trocar de área.


Ao todo, o próximo governo terá 25 secretários, além da chefia de Gabinete, que tem status de subsecretaria. Com isso, Jerônimo Rodrigues divulgou 11 nomes:

  • Agricultura (Seagri): Wallison Torres (atual deputado estadual pelo AVANTE);
  • Assistência e Desenvolvimento Social(Seades): Fabya Reis (atual secretária de Promoção da Igualdade Racial);
  • Casa Civil: Afonso Florence (reeleito deputado federal pelo PT);
  • Chefe de Gabinete: Adolpho Loyola;
  • Educação (SEC): Adélia Pinheiro (atual secretaria da Saúde);
  • Fazenda(Sefaz): Manoel Vitório (segue no cargo);
  • Infraestrutura(Seinfra): Sérgio Brito (eleito deputado federal pelo PSD);
  • Justiça e Direitos Humanos(SJDH): Felipe Freitas;
  • Relações Institucionais (Serin): Luiz Caetano (segue no cargo);
  • Saúde(Sesab): Roberta Santana;
  • Turismo (Setur): Maurício Bacellar (segue no cargo).

Ao lado de Geraldo Júnior, vice-governador diplomado, Jerônimo agradeceu a parceria dos partidos da base aliada e afirmou que “hoje estamos fazendo uma entrega importante à sociedade baiana com o anúncio destes nomes. Nós tratamos isso com muito cuidado e não tem decisão individual que não tenha sido compartilhada. Agradeço também à Comissão de Transição por todo trabalho. O desenho feito até aqui nos ajudou nessa definição”, completou. O anúncio dos 15 cargos ainda pendentes será feito brevemente pelo governador diplomado.

Após a reforma administrativa, já aprovada pela Assembleia Legislativa, o Governo do Estado passou a contar com 25 secretarias. Jerônimo aproveitou também a oportunidade para agradecer ao legislativo estadual pela aceitação do texto na ALBA. “Agradeço aos deputados estaduais e partidos pela aprovação da reforma administrativa, que foi adequada junto com o governador Rui Costa. Agradeço, inclusive, à oposição na Assembleia Legislativa, que ajudou bastante também nessa aprovação”.

ANÚNCIO DOS DEMAIS SECRETÁRIOS

O governador eleito, disse ainda no evento que vai anunciar mais cinco novos nomes para compor o secretariado na quarta (21) e os demais serão apresentados na sexta-feira (23). Rodrigues tem até o dia 31 de dezembro para completar o time.

Jerônimo ainda revelou o perfil dos futuros anunciados. “Será uma indígena, que vai coordenar e dirigir o trabalho dos povos originários. Nós vamos anunciar um jovem, que vai dirigir a política da juventude, vamos anunciar a Secretaria de Mulheres e a de Igualdade e Povos Tradicionais”, afirmou.