Mais de 30 cobras e outros répteis foram encontrados em bagagem de ônibus e apreendidos na BR-101, nesta terça-feira (17). A apreensão aconteceu durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região de Eunápolis.
Duas pessoas também foram apreendidas e serão encaminhadas para a polícia.
Alguns animais estavam enrolados em panos. De acordo com Eduardo Leôncio, chefe da PRF em Eunápolis, as cobras estavam dentro de duas mochilas, que viajavam nos pés de dois passageiros.
“Elas estavam em local insalubre, sem comida e em temperaturas elevados, portanto foi uma situação de maus-tratos contra os animais”, afirmou.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para atender a ocorrência. Segundo o chefe do instituto em Eunápolis, Henrique Jabur, alguns dos animais são considerados exóticos.
“Alguns já foram identificados como exóticos, mas não tivemos como identificar todas as espécies por causa do mau condicionamento e para não provocar mais maus tratos aos animais”, afirmou.
Ainda segundo Henrique Jabur, além do crime de maus-tratos, as pessoas envolvidas podem ser notificadas por crime de introdução de animais exóticos.