Caraíva vive uma folia única e, de forma singular neste ano de 2023, reuniu tudo de bom do destino para celebrar sua maior festa popular com criatividade, identidade cultural, originalidade e respeito à Mãe Natureza.
“Ô abre alas, que eu quero passar!”, “Mamãe eu quero, mamãe eu quero…”, “Ôôôô, Aurora”, “Você pensa que cachaça é água?”, “Chegou, a turma do funil!”, cantaram mais de 3 mil pessoas nos blocos pelo novo percurso escolhido para não degradar área perto do rio.
O longo grupo de foliões, composto por nativos, indígenas, turistas brasileiros e estrangeiros, passou encantado, esbanjando alegria pelas vielas de areia, saindo da Praça principal, passando pelo Campo de Futebol até à praia, onde o show seguiu noite após noite num cenário paradisíaco.
No domingo, em especial, o compasso do grupo da bateria, com mais de 70 participantes, em sua maioria mulheres, ornadas com branco e azul cintilante, abriu a concentração do Bloco Filhos de Netuno, criado em 2016 para homenagear o mitológico Rei dos Mares.
A comunidade decidiu por um Carnaval numa grande aula de sustentabilidade ao mundo da folia, com alternativas preservando as riquezas ambientais, sem lixo no chão e materiais recicláveis. Respeito também foi destaque, o movimento ‘Caraíva Sem Assédio’ deixou mulheres livres e tranquilas para se divertir a vontade.
Pegue a visão: este Carnaval resgata valores, constrói novos conceitos de folia e, com certeza, deixa ‘Lembranças Que Dão Saudade”. Valeu Associação de Nativos de Caraíva (Anac), Conselho Comunitário, Awe, empresas parcerias e Prefeitura de Porto Seguro/Secretaria de Turismo.