As prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingem os dois munícipios desde sexta-feira (21).
CABRÁLIA
Nos últimos dois dias, choveu o acumulado de 417 milímetros na cidade. A situação causou diversos alagamentos e hóspedes de um hotel na região precisaram ser retirados do local com caiaques e pranchas de stand up.
Segundo a prefeitura, moradores ficaram desabrigados e a Defesa Civil do município ainda contabiliza os prejuízos.
Além dos alagamentos, duas pessoas morreram afogadas na região de Coroa Vermelha. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente que vitimou dois turistas mineiros.
PORTO SEGURO
Segundo a gestão, o temporal comprometeu a infraestrutura e os serviços essenciais do município e a ação tem como objetivo de mobilizar recursos e agilizar medidas para minimizar os danos.
A prefeitura calcula que, em 36 horas, foram mais de 300mm de acúmulo de água. Ruas e casas, que também tiveram telhas arrancadas pela ventania, foram alagadas. As áreas que apresentam danos ou potencial risco foram mapeadas. As encostas com perigo de deslizamentos estão recebendo manutenção.
O poder público disse que famílias que tiveram de deixas suas moradias vão receber auxílio de aluguel social, mas não detalhou quantas foram afetadas. Colchões, cobertores, roupas, alimentos e água estão sendo distribuídos para quem precisa.
Em caso de necessidade, moradores e visitantes devem acionar a Defesa Civil do município no telefone (073) 98200-2424, o Corpo de Bombeiros, no 193, e a Coelba, no número 116.